terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pinheirinho, o fenômeno

Se a oposição tivesse juízo devia tirar conclusões políticas do que podemos chamar de “Fenômeno Pinheirinho” e se mexer rápido para fazer política de forma mais conseqüente, que é o que tem feito o PT. É evidente que não estou falando em fazer “como” os petistas fazem. Não é correto e não faz bem algum à democracia usar movimentos sociais apara atiçar a violência entre gente que passa por necessidades e é ainda menos correto distorcer fatos para obter ganhos eleitorais. E é isso que tem feito nos últimos dias essa grande rede de comunicação que funciona oficiosamente para o PT neste caso ocorrido em São José dos Campos, São Paulo

Nos últimos meses o PT vem propagando de forma eficiente pela internet uma porção de virais midiáticos. Para isso serviu até a prisão de uma trinca de maconheiros dentro da USP. Fizeram de uma encrenca banal uma discussão nacional onde quiseram envolver até a autonomia universitária. E conforme o planejado, nesse debate entrou muita gente por inocência. Se os maconheiros tivessem sido presos numa universidade do Rio Grande do Sul, o assunto não teria saído dos limites do campus. É que hoje os gaúchos não têm um governador da oposição.

Até um livro escrito por um jornalista envolvido em um conhecido esquema de quebra de sigilo fiscal de um candidato da oposição em época de eleição virou um debate sobre a liberdade de expressão. Foi uma situação bizarra em que o criminoso escreveu um livro para atacar suas vítimas. Mas aí também a rede petista mostrou eficiência. O caso invadiu a internet e poucos fizeram o esforço de denunciar a montagem da farsa.

Temos outros casos, mas vamos ficar com este recente, o da desocupação do terreno na periferia de São José dos Campos. Foi aí que montaram o que chamo de “Fenômeno Pinheirinho”, pois mais que a luta por um pedaço de terra, o que se vê é um fenômeno de mídia.

Não é de hoje que o PT faz política com a facilidade incrível de dispor de uma variedade de elementos para compor o que é de seu interesse: pode primeiro construir o fato e depois propagá-lo por meio de sua rede nacional. É um controle da notícia que deve deixar babando qualquer político. O PT tem hoje o poder de fazer até o homem morder o cachorro. Controle de mídia é isso.

Antes de pegar o governo federal o partido tinha como instrumentos básicos os sindicatos e movimentos sociais. Hoje possui também esta imensa rede, que é até azeitada com dinheiro público.

Qual é o político que não sonha em ter esta facilidade de criar o fato e ao mesmo tempo fazer sua exploração? E nem vou falar da facilitação criada pela existência hoje em dia de uma ampla massa de profissionais de comunicação com pouco conhecimento histórico e uma precária informação política. E também não é o caso de se aprofundar na análise sobre petistas que de forma deliberada fazem confusão entre jornalismo e ideologia.

Eu falei do governo do Rio Grande do Sul, onde hoje governa o PT com o ex-ministro Tarso Genro. Poucos se lembram, mas no governo anterior a imprensa nacional vivia cheia de notícias de conturbações políticas. Era um governo do PSDB. E a agitação foi fundamental para a vitória do PT. Sindicalistas foram gritar seus insultos até na porta da casa da governadora.

Isso faz só um ano. E de lá pra cá aumentou o nível salarial dos funcionários públicos gaúchos, os professores estão melhores, diminuiu a violência urbana ou ocorreu uma melhoria significativa na habitação? Nada disso. Mas o Rio Grande do Sul se aquietou. E a equação política é muito simples: quando o governo é do PT a tranquilidade social se estabelece em qualquer canto do país.

A oposição pode ficar muito indignada e tem todas as razões para isso. O que foi agora sobre Pinheirinho já foi tentado anteriormente quando houve a desocupação da “cracolândia” encravada no centro de São Paulo. Como nesta situação o artifício não deu certo, foram procurar outro lugar para articular uma encrenca e deram em Pinheirinho.

A oposição pode ficar brava, repito, mas seria muito mais produtivo se encarassem isto por seu lado didático. Sem dúvida, o que o PT tem feito está errado quanto ao uso do Estado e até de dinheiro público para sustentar sua rede. No entanto, no aspecto político eles estão certos. É preciso mobilizar as pessoas. Não basta fazer oposição no Congresso. É preciso sair a campo e trabalhar a sociedade civil, o que deve ser feito hoje em dia especialmente com a comunicação.

É isso o que o PT faz, com a lucratividade política que aí está. E como a oposição tem sido incompetente nesta área, aí facilita ainda mais o serviço da rede da companheirada.
......................
POR José Pires

....................
Imagem: Bomba no Youtube, o Pinheirinho é deles! A ocupação que realmente importa é a da rede.

Nenhum comentário: