terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Senso crítico desabilitado

É lamentável a forma que parte da imprensa tem usado para cobrir as aulas que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, passou a fazer para recuperar a carteira de motorista que perdeu por infrações graves no trânsito. O ministro, que é um dos chefões do PT nacional e cacique poderoso do partido no Paraná, faz aulas de reciclagem na Escola de Educação de Trânsito de Brasília.

Em grande parte das matérias que saíram sobre o assunto os jornalistas tentam fazer humor, quando a situação, a meu ver, deveria ser tratada com seriedade e bastante rigor.

Brinca-se com o fato do ministro ter perdido a carteira, quando o que devia estar sendo dito de um modo claro é que Bernardo é um irresponsável por ter descumprido leis sobre as quais devia demonstrar até mais respeito que o cidadão comum, já que é uma figura destacada do governo federal. O ministro ocupa cargos no governo do PT desde o primeiro mandato de Lula e com isso alcançou fama nacional. Daí sua obrigação de dar exemplo de correção e cumprimento das leis. Mas fez o contrário.

Alguém acredita que num país sério uma autoridade federal seria mantida no cargo depois de perder a carteira de motorista e, além disso, sua falta de respeito à leis extremamente importantes ainda seria tratada de forma pitoresca em matérias jornalísticas?

Acidente de trânsito é algo tão grave no Brasil que, na minha visão, uma autoridade que perde a carteira deveria perder também o cargo. É uma questão de respeito ao motorista que respeita a lei. E também o respeito devido aos milhares de brasileiros mortos e feridos no trânsito, aos que ficaram incapacitados fisicamente e aos familiares que irão sofrer por toda a vida os efeitos da tragédia que é nosso trânsito.

O Brasil é campeão mundial em acidentes de trânsito, em sua maioria causados por excesso de velocidade, uma das causas do ministro ter acumulado pontos negativos suficientes para perder a habilitação.

Ninguém tem dúvida de que uma causa importante dos acidentes de trânsito no país é exatamente a falta de seriedade para encarar este assunto, inclusive com as leis excessivamente brandas que deixam impunes até motoristas que agem de forma criminosa.

Eu penso que parar de tratar um assunto tão sério de forma pitoresca pode ajudar bastante a conscientizar os motoristas dos terríveis riscos à vida provocados pelo mau comportamento na direção, que foi o que levou Paulo Bernardo a perder a carteira.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: