quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A indignação seletiva no silencioso

Não se vê nenhuma comoção nas redes sociais, nenhum abaixo-assinado rolando pela internet, vídeos no Youtube, nada mesmo. Mas na noite desta terça-feira policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) atacaram manifestantes ferindo mulheres e crianças com balas de borracha.

A frieza da militância com um caso desses se deve evidentemente ao fato da repressão ter acontecido no Acre, que é governado pelo PT. A indignação seletiva se mantém inativa em casos assim.

Os manifestantes dispersados pela polícia com violência tinham fechado o acesso a uma ponte da capital, Rio Branco. Na ação da polícia teve disparos de balas de borracha, gás de pimenta e bombas de efeito moral. Os manifestantes fizeram um cordão de isolamento com crianças e mulheres, mas nem isso evitou que a polícia usasse a força.

O Acre é governado hoje pelo petista Tião Viana, que iniciou sua carreira política com o seringalista Chico Mendes e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Como tantos políticos brasileiros, Viana começou na política bem pobre — dizem que tinha apenas um fusquinha, que usava para fazer campanha no estado. E também a exemplo de tantos políticos, Viana é hoje um homem rico, ele e o irmão Jorge Viana, que foi governador por duas vezes e hoje é senador pelo PT. Os dois são muito próximos de altos dirigentes do PT nacional, inclusive de Lula, e tocam a política no Acre como se fosse um negócio familiar.

Os manifestantes que apanharam da polícia são desabrigados de um bairro de Rio Branco. O protesto era por causa do corte de energia nas áreas atingidas pelas águas do rio Acre, que inundou uma grande parte da capital.
......................
POR José Pires

...................
Quem quiser saber mais, clique aqui

Nenhum comentário: