segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O freguês nunca tem razão

O jornal O Globo mandou analisar em um laboratório a água de chuveiros colocados nas praias do Leblon, do Flamendo, do Arpoador, de Copacabana, do Leme e de Ipanema. Estes chuveiros são o único jeito do banhista tomar uma ducha nessas praias. Em todas as amostras apareceram indício de contaminação por esgoto. Em nenhuma apareceu a presença de cloro, o que deixa claro que todos são de água não tratada.

Nas análises foram encontradas até coliformes fecais. E vejam que o problema ocorre inclusive em Ipanema, o que traz até um toque poético ao assunto e deixa a garota de Ipanema numa má situação.

Pobre garota. Mas, os riscos para quem joga uma água no corpo são de contágio por vírus como o da hepatite A, rotavírus e salmonela. E segundo a microbiologista responsável pelas análises, quem estiver com o sistema imunológico menos eficiente pode se dar muito mal. Pior ainda, a reportagem de O Globo conta que num dos locais com o maior índice de contaminação os barraqueiros usam a água que sai dos chuveiros para encher piscinas de plásticos alugadas para o uso de crianças. O nome do lugar: Baixo Bebê.

O jornal procurou diversas instituições ligadas ao tema, mas todas — do Cedae ao Comitê Orla do Rio — se esquivaram. E no geral os banhistas também não se ligam muito no problema, mas neste caso estamos falando das vítimas, um papel no qual todos nós todos acabamos nos encaixando em um caso ou outro.

É importante falar de um problema desses ocorrendo no Rio, pois como a cidade é vendida ao mundo como um paraíso turístico é óbvio que ali teria de haver uma estrutura na qual um chuveirinho de praia é um detalhe minúsculo que não devería preocupar ninguém. Mas não existe este cuidado e descasos semelhantes ou até piores se espalham pelo país afora.

A única compensação que o brasileiro acaba tendo é o fato de sermos um país muito religioso. Porque como já se quebraram praticamente todas as relações de confiança em qualquer tipo de atividade em que nos metemos nesta terra, o único jeito é usar a fé e esperar que a sorte nos livre de males piores.

E é bobagem culpar só os poderes públicos por este problema. Existe hoje uma irresponsabilidade coletiva que se espalha por todas as atividades, de forma que mesmo numa relação clara entre cliente e empresa, nunca o comprador pode ter a certeza de que terá o serviço ou o produto pelo qual está pagando.

Hoje em dia, a única garantia que do brasileiro em qualquer coisa em que se meta, seja pública ou privada, é muito parecida com o diálogo entre um barraqueiro da Praia do Arpoador e uma banhista preocupada com a origem da água do chuveiro. “Pode ficar despreocupada, freguesa, é de um poço bem limpinho”, ele dizia para acalmar a banhista, relatou O Globo.

O problema é que algo parecido deve ter sido dito por quem derrubou as paredes de um andar no prédio que acabou desabando recentemente no Rio e levando outros dois na queda, pelo construtor da casa em cima do morro que acabou sendo arrasada por deslizamentos, pelo comandante do barco antes do naufrágio, e por aí vai, numa infindável onda de desastres que evidentemente não se restringe ao paraíso do Rio de Janeiro.
......................
POR José Pires

Nenhum comentário: