quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Paulo Henrique Amorim, racismo e acusações

Paulo Henrique Amorim perdeu uma ação judicial feita contra ele pelo jornalista Heraldo Pereira, repórter e integrante da bancada do Jornal Nacional, da Rede Globo. Amorim terá de pagar R$ 30 mil a uma instituição de caridade indicada por Pereira, publicar uma retratação nos jornais Folha de S. Paulo e Correio Braziliense e também retirar de seu blog “Conversa Afiada” os textos que motivaram a ação.

E os ataques foram muito pesados. Nada surpreendente se visto no conjunto de obra de Amorim, que costuma bater com vigor em adversários do governo do PT, mas de qualquer forma o que ele escreveu sobre Heraldo Pereira teria mesmo de ser levado à Justiça.

E a vitória do jornalista da TV Globo é muito bem-vinda até pelos efeitos digamos assim, didáticos, que pode ter sobre seguidores do estilo de Amorim que saem pelas páginas das redes sociais postando comentários grosseiros e insultuosos. É até profilático o efeito de um processo desses, pois pode servir como um aviso e evitar muita sujeira que este pessoal apronta.

Amorim terá de se retratar inclusive de uma declaração racista. Ele chamou o jornalista da Globo de “negro de alma branca”, além de afirmar que ele “faz apenas bico na Globo” e seria “empregado de Gilmar Mendes”. O processo de Heraldo Pereira teve este desfecho na área cível, mas sobre este mesmo fato Amorim ainda responde a um processo na área criminal com denúncia feita pelo Ministério Público Federal. A acusação é por crime de injúria racial e racismo e já foi aceita pela Justiça.

Esta condenação de Amorim e o processo do MP me faz lembrar as injustas acusações feitas por ele recentemente contra o cartunista Solda. Foi no mesmo blog “Conversa Afiada” — onde saiu publicado o ataque contra Heraldo Pereira — que Amorim pegou uma charge do Barack Obama feita pelo Solda e acusou-o de ter sido racista com o presidente americano. O desenho, como pode ser visto na imagem, mostra um macaco dando “uma banana” para Obama. No entanto, Amorim parece ter visto outra coisa.

O texto publicado por Amorim em seu blog acabou levando à demissão de Solda do site do jornal O Estado do Paraná, cuja direção parece ter se apavorado com a repercussão que a rede de apoio ao PT criou na internet depois da acusação de racismo contra o cartunista.

Nem vou entrar no mérito da acusação contra o Solda, pois além do cartunista estar há mais de 30 anos desenhando contra qualquer tipo de desrespeito aos direitos e a liberdade do ser humano, na verdade a charge em foco foi apenas um pretexto para Amorim criar mais um conteúdo favorável à eleição de Dilma Roussef. O caso ocorreu em março do ano passado. Estávamos no período pré-eleitoral e Amorim apenas fazia o serviço de criar fatos para embalar a rede de apoio ao PT na internet e de ataques à oposição ou qualquer pessoa que buscasse fazer críticas ao então presidente Lula e à candidatura de Dilma.

Mas acontece que o Solda deu o azar de estar trabalhando em uma publicação com uma diretoria que não teve coragem para enfrentar a injusta acusação. E por isso perdeu o emprego.

Mas agora, com a retratação pública de Amorim e o processo do Ministério Público com a denúncia de injúria racial e racismo, pode-se dizer que o cartunista acabou rindo por último.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: