quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Uma viagem bem longe dos direitos humanos

A blogueira cubana Yoani Sánchez deu uma entrevista (à imprensa brasileira, é claro) dizendo que está "decepcionada" com a atitude da presidente Dilma Rousseff de evitar o debate sobre os direitos humanos na sua viagem a Cuba.

A decepção certamente não é só da blogueira, que faz um blog de oposição em Cuba. Existe hoje na ilha muita insatisfação com o regime, vinda principalmente de jovens como Yoani, que nasceram muito depois da revolução e vivem hoje sem oportunidades em um país fechado e tomado pela burocracia comunista em todas as áreas. Em Cuba, o governo se mete até na vida privada das pessoas.

Qual é o jovem que não se oporia a uma situação dessas? Só se for uma pessoa com o cérebro tomado pelo governo depois de uma eficiente lavagem. Mas a ilusão com Cuba existe até entre brasileiros, que vão levar na cabeça quando for levantado o que foi feito pelo comunismo na ilha nesses anos todos.

Eu penso que tem que ser muito cabeça dura para não perceber que existe algo de muito errado num comunismo que se apresenta de forma dinástica, cujo poder passa de irmão para irmão — ou de Castro para Castro. E pior: os dois com mais de 80 anos. Nâo gosto de exclamação, mas isso pede: mais de 80 anos!

Mas a insatisfação não é só dos jovens. Vem também de cubanos que apoiaram o regime desde que ele foi implantado. É o caso de Pablo Milánes, um cantor e compositor muito bom e que fez até uma canção exaltando Fidel Castro. Em entrevista recente, Milánes se queixou de que a abertura política anunciada pelo regime não foi adiante.

É preciso lembrar também que Dilma deu suas declarações de apoio aos Castro menos de um mês após a morte por greve de fome de um oposicionista. Em 19 de janeiro deste ano o cubano Wilman Villar Mendoza morreu dessa forma. Então, a petista não precisava procurar desrespeito aos direitos humanos pelo mundo todo. Bastaria olhar à sua frente em Cuba.
......................
POR José Pires

....................
Imagem: A abertura do blog de Yaoni Sánchez, com sua foto em destaque. Mesmo quem não gosta do que pensa essa moça não tem como duvidar da sua coragem.
Para ver seu blog: http://www.desdecuba.com/generaciony/

Nenhum comentário: