quarta-feira, 30 de julho de 2014

Correndo do prejuízo do PT

O ex-presidente Lula vive confessando as tretas que armou contra o país. É só pegar suas falas que, em algumas delas, é possível encontrar até confissão de ilegalidade. As de incompetência estão em quase todas. Em discurso nesta segunda-feira, durante abertura de uma plenária da CUT, em Guarulhos, ele disse o seguinte: “Não tem nenhum lugar no mundo que o Santander esteja ganhando mais dinheiro do que aqui”.

Lula falava sobre o comunicado interno do banco espanhol informando a clientes que a reeleição da presidente Dilma Rousseff vai afetar negativamente a economia brasileira. Ou seja, a análise do banco repassava uma informação que todo mundo já sabe. É por conta do desespero eleitoral que os petistas estão se fazendo de bravos com o informe do Santander. Qualquer coisa serve para se vitimizarem. No encontro da CUT, referindo-se ao presidente do banco, Emílio Botín, ele disse o seguinte: "Botín, é o seguinte, querido. Eu tenho consciência de que não foi você que falou, mas essa moça tua que falou não entende porra nenhuma de Brasil". Pois é, o nível é esse. E este é o cara que há poucos dias se fingia de horrorizado com os torcedores da Copa mandando Dilma tomar naquele lugar.

É claro que dessa plenária vai sair um apoio da central sindical à reeleição de Dilma. Mas já de início saiu mais uma confissão do Lula. É óbvio que ele esperava uma retribuição do Santander pelo fato do banco estar "ganhando mais dinheiro aqui do que em qualquer lugar do mundo". É uma política econômica do toma lá dá cá? É o que parece. E não é diferente de políticas do PT em outras áreas.

Não acho que faça bem pra país algum que bancos ganhem muito dinheiro, ainda mais em quantidade superior ao resto do mundo. Porém, se é para isso acontecer, espera-se pelo menos que um lucro desses faça parte de um projeto sério de governo, não é mesmo? A alta lucratividade viria de uma concepção econômica de fortalecimento do desenvolvimento do país. Mas não é assim. Aí o governo teria de ter um projeto político de consequências positivas para o Brasil. E isso não existe desde o primeiro dia em que Lula pôs os pés no Palácio do Planalto. Como ele confessou nesse evento da CUT, de lá pra cá a política econômica do PT é do toma lá dá cá. E o desastre criado para o país foi tão grande que agora até os bancos estão querendo sair desse jogo.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: