terça-feira, 22 de julho de 2014

Juca Kfouri e os apuros de Sininho

O Juca Kfouri de vez em seu blog dá umas saídas do tema do esporte. Hoje ele resolveu fazer a defesa da Elisa Quadros, a famosa Sininho. Sua defesa é sentimental. Ele põe em dúvida a ação da polícia e também da Justiça na operação que botou em cana ela e uma porção de militantes, acusados do planejamento de manifestações violentas durante a Copa do Mundo. Kfouri desconfia da polícia, porém não põe em dúvida as intenções de Sininho e seus companheiros. O jornalista não faz nenhuma menção ao que poderia ter acontecido se os ativistas não fossem presos. E foi numa situação criada por bandos desse tipo que morreu um colega nosso, o cinegrafista Santiago Andrade.

Ele acha um exagero a preocupação com Sininho e outros ativistas, que tinham até armas quando foram presos. Tem muita gente fazendo igual o jornalista esportivo, tratando essa turma como se eles fossem uns garotos travessos que merecem apenas um pito. E a coisa não é assim, inclusive no caso da idade deles, todos beirando os trinta anos ou com mais idade. Apesar do apelidozinho, Sininho já é bem está grandinha: tem 28 anos.

O sentimentalismo de Kfouri pode ter vindo de recordações antigas, com as lembranças de seu tempo de rapaz, quando ele pensou em entrar na luta armada. Foi salvo pelo Joaquim Câmara Ferreira, o Comandante Toledo, que falou para ele ir cuidar da vida e não entrar naquela fria. O grupo era de Carlos Marighella, que já havia sido morto. É claro que o jornalista teve a vida salva por esta atitude de Câmara Ferreira — que morreria em outubro de 1970, sob torturas. O duro é um homem que viveu essas coisas não ter a compreensão de que a democracia do país corre, sim, um risco danado com o que porra loucas como a Sininho vêm fazendo. Ou não são esses cretinos que com sua violência criaram um tremendo impedimento para o exercício da liberdade de manifestação no país?

Em seu blog, Kfouri diz que acha que Sininho vem sendo até caluniada. E então solta uma fofoca sobre ela e o deputado Federal Marcelo Freixo, do Psol. Ele diz que ouviu a história durante a cobertura da Copa. Não me parece certo pegar uma conversa informal entre colegas e repassar num blog com uma grande quantidade de leitores e ainda dizendo de qual rádio é o colega que soltou a indiscrição. Mas está tudo lá. Não é a primeira vez que ele faz isso.

Parece que com o Juca Kfouri não há discrição nem quanto à conversas informais. Ele dá uma de songamonga e repassa como se estivesse horrorizado de estarem falando tal coisa da pobre Sininho. E isso num post onde ele está dando uma lição de moral, dizendo que há uma pressão exagerada sobre a ativista. Será que ele não sabe qual é o caminho que essas conversas sobre a intimidade dos outros toma na internet? Sabe sim. Kfouri não é mais o menino que foi salvo lá atrás por uma pessoa mais experiente. Eu, por exemplo, não sabia da fofoca. Mas agora, graças ao bocudo até a torcida do Corinthians já está por dentro do babado.
........................
POR José Pires

___________________ 


Nenhum comentário: