segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Engolindo pesquisas

Na sexta-feira apareceu mais uma óbvia manipulação referente à pesquisas, desta vez feita pelo site 247. O site é governista e tem um material editorial tão enganador que já pegou o apelido de 171. O texto é uma daquelas notícias plantadas para criar bagunça e desestímulo entre os adversários e dar mais uma levantada na candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff. Esse é o serviço do 247. Jamais fez outra coisa, até porque foi criado exatamente para servir ao governo.

O texto fala em "números" recebidos pela lideranças do PT mostrando queda de Marina Silva e uma levantada tão grande de Aécio Neves que esses mesmos petistas já contam com ele como adversário no segundo turno. Dão até os porcentuais, mas sem dizer de que instituto veio: 38% para Dilma, 23% para Marina e 19% para Aécio. Reparem que mesmo emparelhados, a posição dos candidatos da oposição não é nada boa, ao contrário de Dilma, que está numa boa.

Esse é o tipo de notícia que é para ser lido e imediatamente classificado como lixo da pior espécie, no entanto mesmo sendo uma manipulação feita até sem habilidade isso deu uma animada entre os partidários da candidatura de Aécio Neves. No meio da semana os tucanos já andavam alegres com outra pesquisa para embaralhar a compreensão do eleitor, feita pelo instituto Sensus, que aproximava Aécio de Marina, sempre cuidando para manter Dilma numa situação bem favorável. O Sensus é um instituto sem credibilidade e, para piorar, a pesquisa é encomendada pela Istoé, que há muito tempo faz qualquer coisa em época de eleições.

Desde que caiu o avião que matou Eduardo Campos, o governo do PT tem usado do jeito que quer o recurso eleitoreiro de divulgação de pesquisas. Até por uma vagabundagem profissional a imprensa dá um destaque exagerado ao tema. Dessa forma, mesmo quando não favorece a candidata oficial, a discussão de pesquisas distrai a atenção do eleitor dos problemas graves do país que prejudicam a reeleição de Dilma. É sempre melhor que se discuta nas redes sociais se Aécio Neves desceu ou subiu do que ter internautas falando da roubalheira e da incompetência do PT no governo.

E do jeito que as coisas estão, o assunto pega. Mesmo vindo de fontes suspeitas, a divulgação desses números fez tucano virar papagaio nas redes sociais. E aconteceria a mesma euforia com os apoiadores de Marina se o momento fosse de elevar a candidata do PSB para favorecer o governo ou ao menos bagunçar as campanhas dos adversários. É difícil consertar um país com um povo tão chegado a um autoengano. Para o brasileiro, pesquisa é igual aquela fábula das uvas fora do alcance da raposa. O bicho desdenha, dizendo que elas estão verdes. E então vai embora. Mas quando acontece um barulhinho, volta correndo com a esperança de que algum cacho tenha caído. É do mesmo jeito com o eleitor. Ele acredita em qualquer pesquisa que tenha algum barulhinho favorável ao seu candidato.
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POR José Pires

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