segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Entre amigos

Aleluia, o crescimento de Marina faz cada milagre. O Lula até começou a ler. A situação complicada criada para o PT fez ele pegar o programa de governo da candidata do PSB para dar uma olhada. Lula diz que vem lendo atentamente o texto. As palavras dele: "Estou destrinchando o programa da Marina, o programa econômico", ele disse e fez uma crítica pesada, com o estilo manjado de apontar nos outros defeitos que sempre são maiores nele: "Não sei se a companheira Marina leu o programa que fizeram para ela. Se ela leu, significa que não aprendeu nada nas discussões que fizemos quando ela estava no partido".

No meio disso, Lula disse também que "governar um país não é um clube de amigos, é a gente saber com quem vai governar e para quem, qual a orientação econômica deste país". A fala vem claramente de uma estratégia de desmonte da candidatura de Marina, colocando suspeitas sobre sua capacidade de formar um governo. O problema é que a retórica eleitoreira petista bate de frente com as novas denúncias que saíram do depoimento de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras que está preso e entrou no programa de delação premiada.

Segundo a revista Veja, Costa já entregou os nomes de três governadores, de um ministro de estado, de um ex-ministro, de seis senadores, de 25 deputados e de um secretário de finanças de um partido. Evidentemente são todos da base aliada do governo. Ele disse também que o ex-presidente sempre soube de tudo. A roubalheira denunciada pelo ex-diretor da Petrobras começou no governo de Lula. E cabe lembrar que durante seu governo a presidente Dilma Rousseff foi ministra de Minas e Energia e presidente do Conselho da Petrobras. Já naquela época, a estatal era de sua responsabilidade direta. Foi parte do esquema a compra por valores muito altos da Usina de Pasadena e desta maracutaia Dilma tentou se livrar dizendo que de nada sabia. Agora são tantos nomes envolvidos em tanta corrupção na estatal que só dá para acreditar na honestidade de Dilma se ela declarar publicamente que é idiota.

Lula e seus marqueteiros haviam preparado essa conversa de "destrinchar" programa econômico e com certeza criaram uma porção de frases de efeito para apontar uma incapacidade de governabilidade em Marina. A imagem do "clube de amigos" com certeza saiu de reuniões de campanha, isso se não foi dica de algum amigo dele, como o Collor, o Maluf ou o Sarney. Com a delação premiada de Paulo Roberto Costa esse papo virou lixo retórico que não convence. A fala devia ter sido descartada, mas não deve ter dado tempo. A sucessiva corrupção atropela a construção do discurso do chefão do PT. Junto com seus marqueteiros ele terá de encontrar novas enganações para substituir esta lorota derrubada por mais um escândalo.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: