sábado, 25 de outubro de 2014

A ameaça da censura do PT

Já é muito grave que a candidata Dilma Rousseff tenha tentado censurar uma publicação brasileira, como fez esta semana com a revista Veja, mas é ainda mais lamentável ver jornalistas partidários de sua candidatura defendendo esta agressão à liberdade de expressão. A candidata do PT à reeleição queria censurar também o Facebook. Ela pediu a retirada de links e também a proibição da veiculação de outras publicações de conteúdo similar. Felizmente o pedido da campanha de Dilma foi negado pelo ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Se a Justiça cedesse ao PT este poder de censura, o partido de Lula teria um controle inédito da imprensa, o que não deixa de ser uma antecipação do que eles pretendem ainda impor aos meios de comunicação. O governo do PT tem uma terrível ambição autoritária, que procura mascarar de várias formas, inclusive fingindo que busca um meio legal de impedir o domínio de grandes grupos sobre um conjunto de veículos. Quem é que pode ser contra a criação no Brasil de um ambiente mais democrático nos meios de comunicação? Ninguém, obviamente. Porém, o caminho para isso não deve passar jamais pelo crivo ideológico de um governo.

Analisando tudo o que se publica hoje no país por meio de um conceito essencialmente jornalístico, nenhuma (e eu disse mesmo nenhuma) publicação bancada por este governo ou que tem ligação política com os que gravitam em torno do poder seria aprovada numa análise sobre o respeito básico à verdade e abertura para a opinião divergente. Todos mentem no elogio ao governo e nos ataques aos adversários. Isso sem falar que são porcarias sem nenhuma qualidade de leitura. Por aí é possível perceber qual é o controle que os companheiros querem. É o da informação que não aplaude de forma conivente ou cúmplice tudo o que eles fazem no poder.

Junto com essa obsessão pelo controle da informação e do conhecimento, esta temporada do PT no poder trouxe também esta contraditória categoria do jornalista que pede censura, aplaude o controle da própria profissão e exalta de forma até tola um governo que dá vergonha alheia em quem tem um mínimo de bom senso, além de causar repulsa pela roubalheira e incompetência. É lamentável que a esquerda brasileira tenha descido a um nível tão baixo, com jornalistas aplaudindo a censura e sendo favoráveis ao controle da própria profissão, em desrespeito ao dever ético essencial da defesa da liberdade de expressão de todas as formas.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: