sábado, 18 de outubro de 2014

Arejando a política brasileira

Não deve ser fácil estar ao lado da candidatura de Dilma Rousseff nesta eleição. Independente da ojeriza política que tenho pelo que a candidata do PT representa, ela é a pessoa mais mal humorada da política brasileira. E nem estou falando da sua grosseria cotidiana com subordinados, que é um traço de sua personalidade que já foi revelado por vários jornalistas. O que tem de muito ruim com Dilma é o clima pesado criado por ela, que já vinha sendo duro para o país suportar antes mesmo da baixaria petista nesta campanha.

Já na campanha de Aécio Neves é a leveza que tem tomado conta. As fotos do encontro desta sexta-feira entre o candidato do PSDB e Marina Silva são impressionantes. Passam uma empatia entre os dois políticos e transmitem este envolvimento também ao leitor, que neste caso é também um eleitor. Deve ser muito difícil observar, lá do lado da campanha emburrada do PT, que se tem algo acontecendo que pode proporcionar uma transformação de qualidade ao Brasil, esta condição política está com o tucano, que mostra em campanha uma abertura para agregar posições diferentes em seu projeto político. É um grande potencial para transformações de qualidade.

Como isso vai se desenvolver caso Aécio seja eleito não depende só dele. Mas a vivacidade do encontro desta quinta entre ele e Marina mostra que existe a possibilidade da construção de uma realidade com melhores relações políticas em nosso país, abrindo para a vida dos brasileiros pelo menos uma relativa harmonia, que permita que cuidemos mais das nossas próprias coisas, cada um contribuindo com o que tem de melhor para o país, sem ter que ficar se explicando politicamente o tempo todo, nesta infernização cotidiana em que o PT envolveu o nosso país.

O clima criado primeiro por Lula e agora na continuação com o governo Dilma vem atrapalhando até a alegria dos encontros familiares de final de semana. Tudo virou um fla-flu, como se costuma dizer. É preciso parar com isso e retomar a capacidade de convívio do brasileiro mesmo nas divergências, uma característica do brasileiro que nunca esteve tão truncada como atualmente pelo ambiente político pesado instalado no país.
Acompanho política desde os meus quinze anos e poucas vezes vi imagens da política com esta força simbólica das fotos com Aécio Neves e Marina Silva, que transparece até na tranquilidade do toque fraternal de cada um no corpo do outro. Espero que a dona Dilma não dê um pito no Aécio por ele ficar abraçando mulher casada. Muito do que mostra a foto nós sabemos que faz parte da exigida performance da política de hoje em dia, mas não há forçação de barra nos gestos e nem na evidente alegria do reencontro em público dos dois políticos. Pode vir algo de bom para o país se a eleição for por este caminho de leveza, o que evidentemente vai depender da decisão pelo voto. E, se a partir da escolha do eleitor, o governo de Aécio Neves seguir nesse ritmo, isso vai ajudar bastante o país no enfrentamento de seus problemas e para termos melhores dias à frente. Mesmo que a gente fique sem a dinheirama do pré sal prometida por Dilma, a mudança com Aécio já vai valer pela recuperação do bom humor.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: