domingo, 12 de outubro de 2014

Combatentes da ética


A notícia é tão absurda que até parece coisa de site de humor. Por isso tive que ir conferir. Sei que além da moral os petistas perderam também há bastante tempo a noção de ridículo, mas em época eleitoral é bom tomar cuidado para não ficar repassando notícia falsa. E como foi também no emblemático estado de Alagoas que Dilma fez essa promessa, ao lado de figuras tão notórias, aí é que bate ainda mais a suspeita de que tem piada.

Mas é a pura verdade. Ao lado de Collor e do filho de Renan Calheiros, a candidata à reeleição do PT, Dilma Rousseff, fez mesmo a promessa de um "combate sem trégua" à corrupção. Collor e Renanzinho já estão eleitos, o primeiro é senador e o outro foi eleito governador. A notícia está no site da Folha de S. Paulo. No palanque, ao lado de Collor, Dilma disse que seu governo tem como princípio o "combate sem dó à corrupção, doa a quem doer".

Alguém pode até achar que a montagem de um espetáculo grotesco como esse é um descuido de marketing, mas na verdade isso é uma demonstração de que nem o mais poderoso esquema de propaganda pode deter um processo natural. É uma questão de escolha de parcerias políticas e de trabalho. Isso é histórico. Na Chicago dos anos 30, por exemplo, o chefão Al Capone tinha sua equipe e o agente federal Eliot Ness tinha a dele. Cada qual evidentemente escolhia a equipe em razão de um método de trabalho e um objetivo. Eu tenho a impressão de que Dilma não tem simpatia pelo estilo de trabalho do Eliot Ness.
........................
POR José Pires


Nenhum comentário: