segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Vitoriosos ainda no ataque

Logo que saiu o resultado da eleição dei uma navegada pela internet para sentir o clima entre os apoiadores do PT. Quem sabe não seria possível nos abraçarmos em praça pública e sairmos de mãos dadas para fazer um país melhor, não é mesmo? Não é não. Aquela agressividade dos partidários de Dilma Rousseff durante a eleição até aumentou depois que souberam da vitória. Respeito aos vencidos não é algo que existe no PT. Descer do palanque e ir pro trabalho, nem pensar. É até grotesco, mas neste domingo eles já estavam em campanha por Lula em 2018. E descendo a lenha nos derrotados nesta eleição.

O clima entre os adversários é o de que não existem adversários: eles continuam inimigos. E não estou falando de moleque zoando na internet ou militante maluco cometendo grosserias, que não sou igual petista que na campanha pegava uma ou outra mensagem preconceituosa para acusar todo o conjunto de eleitores do PSDB de anti-nordestinos ou anti-qualquer coisa que desse voto. Fui ler os blogs e sites governistas, dei uma boa conferida no Twitter e no Facebook, mas tudo em páginas de petistas influentes, onde é possível saber dos rumos do novo mandato petista.

O petista que escolhi como exemplo do que vem por aí é o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, figura influente no PT e amigo do ex-presidente Lula e de José Dirceu, o mensaleiro preso por corrupção. Ele é fundador do partido e já esteve ao lado de Lula em episódios importantes do partido, inclusive em situações até muito tristes, como a morte do prefeito petista Celso Daniel, de Santo André.

A mensagem da imagem eu tirei de seu Twitter e nela Greenhalgh antecipa o que virá no segundo mandato de Dilma. A mensagem: “Nossos companheiros Delúbio Soares, José Dirceu e João Paulo Cunha, pela grandeza e sofrimento, são partícipes dessa vitória histórica”. Alguém duvida que o mensaleiro condenado e preso por corrupção José Dirceu ainda será recebido com honras no Palácio do Planalto? Isso só não acontecerá se aparecer no Brasil uma oposição de verdade, séria, rigorosa e consequente. Sem oposição firme, O PT deve avançar em seu projeto político.

Vem mesmo mudança por aí. A limpeza da reputação dos companheiros é parte disso. O experiente advogado petista os trata como mártires e dedica a eles a eleição de Dilma. E são criminosos condenados pela mais alta corte do país. A pesada maquiagem que tentarão fazer na imagem de mensaleiros nem é pelo respeito entre colegas. É que a mudança de visão sobre o criminoso pode eliminar a rejeição popular quando ao crime. A partir daí, abre-se na política um vasto campo para coisas piores do que já foram feitas. E cabe sempre destacar que teremos a nomeação de mais 5 juízes do STF, que podem ser de casa.

Com a vitória, o Twitter de Greenhalgh parecia curva de rio do triunfo petista. Por ali apareceram muitas personalidades importantes na sustentação do poder petista, inclusive figurões do esquema de comunicação que ataca adversários e defende o governo. Sobrou cacetada para todos do lado tucano. Greenhalgh gozou e atacou até o jogador Neymar, ele que deu um apoio público a Aécio da forma mais respeitosa.

Greenhalgh é uma figura bastante representativa do PT. Foi fundador do partido e esteve envolvido no famoso Caso Lubeca, escândalo nacional que estourou durante a administração da prefeita Luiza Erundina, eleita pelo PT na capital paulista em 1988. Greenhalgh era vice-prefeito e comandava a Secretaria de Negócios Jurídicos. Foi demitido por Erundina, que alegou “quebra de confiança”. O advogado petista também agiu para tentar dar ao assassinato de Celso Daniel a conclusão como crime comum. Outro que queria dar fim às investigações foi Gilberto Carvalho, assessor de Lula na época do crime. Existem gravações feitas pela polícia em que aparecem em conversações os dois petistas e também o Sombra, acusado pelo crime e preso. Os três eram amigos pessoais do prefeito petista, que foi torturado antes de ser morto com vários tiros. O conteúdo das gravações é de arrepiar.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: