quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Marcação cerrada

O jornalista Juca Kfouri tem um blog com grande volume de acessos na internet, faz também programa de rádio e participa de programas em emissora de TV a cabo. Sua área é exclusivamente do jornalismo esportivo. Foi assim que fez carreira e dificilmente será encontrada alguma reportagem dele sobre um assunto que não seja ligado ao esporte, principalmente o futebol. Mas nos últimos meses Kfouri tem escrito sobre política, pouca coisa e sempre com um único objetivo. É o candidato Aécio Neves, do PSDB, de quem o jornalista já falou até da vida pessoal. Este assunto da imagem mostra muito bem a forma do jornalista lembrar o tucano. Ele não faz nenhuma análise sobre o programa do candidato na área esportiva e nem trata de fatos sobre a carreira pública de Aécio. É sempre do jeito desta pequena nota, extraída por ele do jornal Folha de S. Paulo. É o famoso texto sem pé nem cabeça, com o objetivo de lançar suspeitas sobre alguém. E se este alguém é candidato numa eleição de segundo turno, bem, aí só existe um lado que vai ganhar com algo assim, não é mesmo?

E o efeito já se percebe. O link publicado por Kfouri em seu blog já alcançava 600 compartilhamentos na primeira hora. É até lamentável, mas é o mesmo funcionamento de blogs governistas. Cria-se uma sustentação para alguma especulação sem sentido, para daí em diante a militância fazer um alarde por toda a internet, inclusive aumentando o grau de ataque e a boataria nas redes sociais. Com a hora da votação já bem próxima, nada melhor que um adversário chegando até lá ao lado de Ricardo Teixeira.

A base da nota é que o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tenta se "reaproximar" de Aécio Neves. São minhas as aspas no verbo, porque o uso desta palavrinha é o toque óbvio na criação de uma suspeita. E tanto a Folha de S. Paulo quanto Kfouri ficam devendo um aprofundamento disso a seus leitores. Até lá, o que temos é uma notinha enganadora. Ora, só se "reaproxima" quem já esteve próximo. Se o candidato do PSDB teve alguma relação de fato com o ex-presidente da CBF eu creio que vale uma boa matéria, que pode ser esclarecedora ao eleitor.

Mas o que temos nesta nota é apenas o então governador de Minas Gerais entregando o que parece ser uma comenda a Teixeira. E isso todo governante faz. Lula, por exemplo, já entregou a Ordem de Rio Branco ao humorista Luís Fernando Veríssimo. Esta é a mais destacada condecoração da diplomacia brasileira. Não sei qual foi o feito de Veríssimo para receber uma medalha tão preciosa, mas pode ser por alguma piada que perdi. O mesmo presidente Lula condecorou a primeira-dama Marisa Letícia com a mesma Ordem de Rio Branco e na cerimônia deu a medalha também para Mariza Campos Gomes da Silva, esposa do então vice-presidente José Alencar, e Ana Maria Amorim, esposa do ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.

Cito essas homenagens até engraçadas feitas por Lula apenas para mostrar que uma foto como esta de Aécio Neves não vale como prova de coisa alguma, a não ser de um evento inútil. Sou dos que acham que isso tinha que mudar, mas infelizmente nesses 12 anos de PT no poder esse tipo de superficialidade até piorou. Não sei de nenhum tucano que tenha amedalhado a própria esposa, o que não os torna melhores do que são. Mas o fato é que, na presidência, Lula deu uma alta condecoração da República para a então primeira-dama. E se Teixeira quer mesmo uma "reaproximação", por que não de Lula ou da presidente Dilma? Nos últimos tempos era com os dois petistas que o ex-presidente da CBF mais se dava. A Copa no Brasil e seus bons negócios foi acertada entre Lula e Teixeira. E isso nos leva a mais uma malandragem, logo no início da nota repassada por Kfouri, que começa assim: "Passados três meses do vexame da seleção brasileira na Copa do Mundo". Coitado do Aécio Neves. O Juca Kfouri vai acabar colocando nele a culpa pelo sete a um que a Seleção Brasileira tomou da Alemanha.
........................
POR José Pires

Nenhum comentário: