sábado, 25 de outubro de 2014

Resposta desqualificada

A melhor questão que veio dos chamados eleitores indecisos no debate da Rede Globo foi de uma economista desempregada, que falou da triste situação criada pela demagogia que o PT instalou na economia brasileira, especialmente no caso dos empregos. O governo petista exalta números que mesmo se fossem verdadeiros escondem uma realidade que está destruindo tecnicamente o país. Os empregos gerados são de baixa qualificação e profissionais mais qualificados estão tendo suas vidas destruídas em vários setores, em todo o país. Eu sei bem disso, porque sou jornalista, uma profissão onde o cenário é de terra arrasada no que toca ao emprego e à qualidade técnica.

A pergunta da eleitora é a mais bem construída, porque não foca o problema apenas na dificuldade material da falta de emprego. Não tenho dúvida de que neste aspecto o drama é de fato muito triste, pois o trabalho tem um peso essencial até na nossa própria sanidade mental. Mas a eleitora falou também na falta de valorização da "experiência de trabalho" e aí é que pesa ainda mais esta questão, criando uma tragédia coletiva para a qual temos cada vez menos tempo para resolver. Sem profissionais qualificados o país se auto-destrói não só na economia, mas na sua própria condição como Nação. É isso mesmo: o Brasil acaba. E sem gente mais antiga no mercado de quem os novos receberão a experiência de cada profissão?

Aécio Neves compreendeu de imediato a questão e também o drama pessoal de quem fez a pergunta. Foi educado, mencionou a capacidade de entendimento da eleitora sobre o assunto (num ponto, ele disse, "a Fundação Getúlio Vargas, que você certamente conhece") e falou sobre a necessidade da criação de empregos qualificados. Mas a qualificação de Aécio para o cargo que se propõe é muito acima, bem além mesmo do que pode fazer Dilma em qualquer área.

Por sinal, a própria candidata do PT é a expressão da quantidade de pessoas sem qualificação que tomaram os postos de comando no Brasil por meio da política. Mesmo em seu partido, que já sofreu desmonte parecido com o que os petistas fizeram depois com o nosso país, ainda tem gente melhor que ela. Mas era necessário uma desqualificada para o cargo. Dilma é a pior pessoa que já apareceu para ocupar o cargo de presidente da República. E o que ela disse à eleitora é a demonstração disso. A candidata do PT foi desrespeitosa, inclusive dando sua resposta daquela forma que ela usa para se dirigir ao outro como se a pessoa fosse tão idiota quanto ela. E quanto ao conteúdo, eu sou da opinião de que Dilma em sua visão de mundo não vai mesmo além disso. Leiam o diálogo, que eu tive a santa paciência de transcrever.
.......................
POR José Pires

___________________

ELEITORA
"Meu nome é Elisabete Maria Costa, tenho 55 anos e sou economista. Sou uma pessoa qualificada profissionalmente, mas pelo fato de estar com 55 anos atualmente me encontro fora do mercado de trabalho formal. Qual é a sua proposta para que pessoas maduras tenham sua experiência de trabalho valorizada e possam manter sua empregabilidade?"

DILMA ROUSSEFF
"Muito boa a sua pergunta. Eu não acho que o Brasil não está gerando emprego. O que eu acho, Elisabete, que seria interessante que você olhasse nesses vários cursos que têm sido oferecidos, inclusive pelo Senai, que são cursos para pessoas que têm a possibilidade de conseguir um salário e um emprego melhor, se você não acha colocação."
___________________

Nenhum comentário: