sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Usando os Correios como cabo eleitoral

Este ano foi usado bastante aquele termo agressivo da "bala de prata", uma conversa bastante apropriada ao nível rasteiro a que chegou a política brasileira. A tal "bala de prata" é o nome que dão a uma acusação pesada ou denúncia que um adversário pode usar contra o outro. Pois com esse esquema do uso dos Correios entregando propaganda eleitoral da Dilma o PT mostrou que existe também "bala de prata" contra o próprio pé. Se ainda tiver Justiça em nosso país as provas são suficientes para condenar a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff. Com a coragem de sempre, o jornalista Reinaldo Azevedo foi o primeiro a dizer na tarde desta quinta-feira que o caso é de cassação da candidatura. E só se for petista que alguém vai discordar dele nisso. Os flagrantes são tão explícitos que se não acontecer nada desta vez, vai parecer que a Justiça Eleitoral está liberando o vale-tudo em campanha. Foram distribuídos 5 milhões de folders de Dilma sem nenhum registro legal e também houve um boicote ao material do PSDB. Os tucanos postaram de forma legal e sumiram nos Correios com toda a correspondência deles.

O site da Veja publicou no início da tarde desta quinta-feira na coluna de Geraldo Samor um vídeo que mostra um carteiro entregando folhetos da candidata petista. Percebe-se perfeitamente a atividade dele feita em horário de serviço e com o uniforme dos Correios. O coitado do trabalhador fica constrangido quando é flagrado praticando o ato ilegal. Na semana passada já havia sido veiculado outro vídeo feito em um Comitê Eleitoral do PT, em Minas Gerais, em que o deputado petista Durval Ângelo discursa, falando com animação ao microfone sobre o uso do estatal. Ele diz o seguinte “Se, hoje, nós temos a capilaridade da campanha do Pimentel [candidato do PT ao governo de Minas] e da Dilma em toda Minas Gerais, isso é graças a essa equipe dos Correios”. Nesta fala ele também dá uma boa pista do segredo do sucesso eleitoral de Dilma entre os mineiros, ficando até à frente de Aécio Neves nas pesquisas. “A Dilma tinha em Minas Gerais, em alguns momentos, menos de 30%. Se hoje nós estamos com 40% em Minas Gerais, tem dedo forte dos petistas dos Correios”, diz o deputado petista.

Todo mundo sabe do uso da máquina pelos petistas, mas nunca havia aparecido a gravação de uma confissão tão aberta sobre isso. Pode até ser que nada aconteça porque não é de hoje que vem havendo um uso escandaloso da máquina pública em eleições e os tribunais eleitorais fazem de conta que não é com eles. Mas aí temos uma forte comprovação de como é que o PT faz para estar sempre à frente dos adversários em eleição para presidente da República. Os Correios estão sob as ordens do ministério das Comunicações, ocupado desde o início do governo por Paulo Bernardo, a quem espera-se que logo a imprensa esteja questionando sobre essas denúncias.

O ministro é do Paraná, estado onde começou a vertiginosa carreira do deputado André Vargas, até sua queda no abismo do descrédito quando o país soube pela imprensa e a Polícia Federal da sua longa amizade e a estranha parceria com um doleiro que está preso. Vargas era a grande aposta do PT, que no Paraná está sob a chefia de Bernardo. Quando surgiu a denúncia, o deputado que acabou sendo obrigado a sair do partido já estava pronto para ser candidato ao Senado. Outra figura muito prestigiada no partido é a mulher do ministro, Gleisi Hoffmann, candidata ao governo do Paraná.

O jogo do PT para ganhar eleição sempre foi pesado. Até montam o quadro eleitoral que facilita a vitória do partido, atraindo com a promessa de cargos e privilégios a maioria das legendas e quebrando a competitividade democrática que uma eleição deveria ter. São usados também os sindicatos e instituições sob o poder do partido. E agora aparecem provas de que muita coisa mais rola nos bastidores para manter o projeto do partido para se perenizar no poder.
........................
POR José Pires

___________________



Nenhum comentário: