sábado, 15 de novembro de 2014

A marca do PT na Petrobras

Durante toda sua campanha à reeleição a candidata petista Dilma Rousseff azucrinou a cabeça do eleitor com uma ladainha sobre o governo de Fernando Henrique Cardoso ter tentado mudar o nome da Petrobras para "Petrobrax", trocando o "S" por um "X" na marca da empresa. Isso aconteceu de fato, mas não do jeito que o PT costuma dizer. A justificativa dos tucanos na época era a de que essa mudança facilitaria a inserção internacional da estatal brasileira. A intenção era unicamente de marketing. Nunca houve nenhum plano de venda da Petrobras e caso existisse um mero projeto do governo tucano é óbvio que o PT descobriria esse documento e divulgaria de forma escandalosa na época. O partido de Lula sempre foi violento na oposição ao governo de FHC.

E logo depois o PT ganhou a eleição com Lula e teve acesso a tudo que aconteceu anteriormente na Petrobras durante a administração dos tucanos. Se tivesse havido um ensaio que fosse da venda da empresa brasileira é óbvio que isso já teria vindo a público até muito antes de Lula ver em Dilma o poste de seus sonhos. A ideia de mudar para "Petrobrax" era apenas uma mudança de marca, por sinal bastante equivocada. E a diretoria da Petrobras voltou atrás, até pelo fato de acima do vozerio de falsa indignação dos petistas aparecer também as críticas sensatas que chamavam a atenção para o valor histórico e o imenso peso político do nome Petrobras. O presidente Fernando Henrique Cardoso atendeu às críticas e acabou com a besteira da troca da consoante final.

Mas com o PT não tem jeito de um assunto ser concluído de forma sensata. Eles pegaram este deslize bobo dos tucanos e passaram a usá-lo para suas campanhas agressivas, acusando os tucanos de uma privatização da Petrobras sobre a qual eles nunca mostraram prova alguma. Pois agora a história deu uma entortada até irônica com as revelações de tantas roubalheiras ocorridas nesses anos do PT no poder, sujando o nome da empresa de uma forma absurda e prejudicando internacionalmente sua imagem. Esta é a marca do PT na Petrobras. Ficou muito pior que uma "Petrobrax". A fama da estatal brasileira ficou tão ruim que hoje em dia o paralelo para ela no mundo é a Enron, a empresa americana que foi à breca, arruinada pela corrupção.

O PT não trocou o "S" de Petrobras por um "X". Fez coisa muito pior. Nunca houve neste país nenhum governo que tenha desonrado de tal forma uma empresa nacional. Fizeram da nossa Petrobras um covil de ladrões, aplicando um cifrão no nome da empresa e se apossando sem nenhum escrúpulo de suas riquezas. Com esta marca "Petrobra$" – com o cifrão da gatunagem – criada pelo PT, aquela Petrobras que já foi um orgulho do Brasil está marcada mundialmente como uma produtora de poços de lama.
.......................
POR José Pires

Um comentário:

Maria Teresa disse...

Esse partido político e o que ele representa (além de seus integrantes) indigna as pessoas sensatas desse país. Pobres daqueles que não enxergam tais fatos ou buscam justificar o que não tem justificativa. Reconduziram a candidata do partido apesar de tudo que já se divulgava sobre o Petrolão. Há muito que se evoluir em termos de consciência individual, social e política para merecermos um governo digno. Espero que desse mar de lama sobressaiam os responsáveis diretos e que sejam punidos pela justiça e pelo eleitorado.