sábado, 22 de novembro de 2014

Maracutaia pelo e-mail



O poeta Vinícius de Morais tem aquele poema muito conhecido do "Porque hoje é sábado". Ele vai falando de acontecimentos da vida e concluindo o tempo todo com esta frase, que ficou famosa. Pois tem petista irritado e suando frio, porque hoje é sábado. É o dia em que sai nas bancas a revista Veja. A notícia de capa, que já está rodando pela internet, fez o dia ficar bastante azedo em Brasília. E que bom pro Brasil que hoje é sábado. Afinal apareceu uma prova importante de que Lula e a presidente Dilma Rousseff sabiam da roubalheira na Petrobras.

A revista revela um e-mail de Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da empresa que fez acordo de delação premiada. Veja na imagem um fac-símile. Na mensagem, Costa informa Dilma sobre irregularidades encontradas pelo TCU em obras que hoje sabe-se que estavam sendo usadas pelo esquema do petrolão para exigir propinas das empreiteiras. Na mesma mensagem, ele sugere uma solução política para evitar uma ação rigorosa do TCU. O e-mail é de setembro de 2009, o que mostra que Dilma esteve informada há bastante e com condições de dar um basta no esquema, evitando o imenso prejuízo para os cofres públicos. É óbvio que nada foi feito. E o pior é que na mensagem do ex-diretor fica muito claro que estavam procurando um jeito do negócio não parar. Na verdade, o problema parece ser o TCU e não a corrupção.

Todo mundo sabe que é impossível que essa roubalheira na Petrobras tenha ocorrido sem que nenhuma autoridade do governo do PT soubesse de alguma coisa. Até agora tem peixes pequenos demais lidando com quantias de dinheiro que exigem chefias mais poderosas no governo para que fossem liberadas pelas empreiteiras. A presidência da Petrobras e ministros servem para que, afinal? É ainda mais difícil que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff pudessem ter ficado alheios ao que ocorria sob seus narizes. A corrupção vem desde o governo Lula, com Dilma em dois cargos muito importantes ao lado de Lula, um deles com responsabilidade direta sobre a Petrobras. Ela foi ministra da Energia no primeiro mandato de Lula e no segundo foi nomeada chefe da Casa Civil.

E cabe lembrar que é até motivo de propaganda eleitoral o perfil de uma Dilma rigorosa, a gerentona que está atenta a tudo. Se Lula e Dilma não sabiam de nada é o caso de perguntar qual era o assunto de trabalho tão importante entre os dois que desviou a atenção deles do que acontecia na empresa estatal mais importante do Brasil. A lorota nunca colou. Nunca deu pra acreditar que seria possível um dirigente público ser tão distraído que não percebesse um esquema de corrupção que resultou num rombo que, por enquanto, está avaliado em até R$ 21 bilhões. E agora é que não dá mesmo para cair nessa: tinha até e-mail falando da maracutaia.


.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: