segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Blogueiro assanhado



A esquerda já tem muito com se preocupar na sua queda moral na política e eis que aparece também uma denúncia de assédio sexual que envolve uma das estrelas dos blogs governistas. A acusação é contra Idelber Avelar, professor de esquerda e blogueiro que faz o tipo politicamente correto e ainda por cima com um discurso político bastante feminista. Duas mulheres o acusam de assédio, que ele teria praticado em conversações pela internet em mensagens particulares e pelo inbox do Facebook.

O caso vem sendo bastante discutido nos últimos dias nas redes sociais, além de blogs ligados a feministas que vem contando detalhes escabrosos do escândalo. Conforme esses blogs, já há algum tempo Avelar estaria sendo motivo de discussão entre o mulherio pela sua forma imprópria de se comunicar com as mulheres por meio de mensagens particulares. Já se sabia das “cantadas baratas” do blogueiro petista (é ele que se identifica dessa forma, companheirada), conforme diz o blog feminista “Pimenta com Limão”, que também afirma que ele era visto até agora apenas como “um cara meio sem criatividade ao abordar mulheres”. Mas as denúncias que se tornaram públicas trouxeram elementos novos sobre seu comportamento. Apareceram histórias muito obscenas, com fantasias sexuais muito estranhas. Surgiu até a informação de que Avelar também teria a mania de enviar fotos de seu pênis durante as conversações.

O assunto está animado na internet entre a esquerda, por enquanto mais junto às feministas, que inclusive alegam que tem companheiros que vêm recorrendo ao velho artifício machista de condenar a mulher assediada em vez de atacar o problema do assédio com rigor. O debate tem muito para render, inclusive sobre o ponto em que uma conversa na internet entre dois adultos ultrapassa o limite em que pode ser definido como assédio moral. A discussão já se elevou tanto que Avelar foi obrigado a tirar do ar sua página do Facebook. Por ora, a discussão vem sendo feita sem ele, que sumiu de cena logo que a denúncia de seus maus hábitos na internet tornou-se pública.

Esta questão do assédio sexual é sempre quente na internet, ainda mais quando a grosseria é de alguém que durante anos vem faturando com o discurso politicamente correto, como é o caso deste blogueiro petista. O “Pimenta com limão” chega a lamentar que apareça como alvo de uma denúncia de abuso e assédio sexual "um cara de esquerda” que – na visão das feministas antes desse escândalo – escrevia coisas que elas achavam excelentes para o feminismo. Entre os blogueiros governistas, Avelar encarnava até agora o tipo intelectual, aquele que escreve textos pretensamente mais elaborados para dar uma consistência acadêmica à defesa do governo do PT. Mas é claro que entre um diálogo com Foucault e uma análise aprofundada sobre os rumos da esquerda mundial ele também fez sempre o serviço de sentar a lenha em quem pensa diferente da claque governista. Avelar costuma fazer inclusive declarações explícitas de voto no PT, como aconteceu na primeira eleição de Dilma, com um texto intitulado “13 razões para votar em Dilma” (não se espantem com a criatividade).

No texto em defesa do voto na petista, o blogueiro assanhado apela inclusive para a lorota fraudulenta dos “mais de 30 milhões de brasileiros” que se tornaram classe média num passe de magia da política econômica do PT. O blogueiro também dá de brinde um PDF com um resumo do “legado petista”. Segundo ele, o mais alto valor conceitual do voto em Dilma é a continuação do governo Lula. “Esta é a mãe de todas as razões”, é a imagem esquisita que ele achou para justificar seu extremado adesismo.

Agora, com as denúncias de assédio, o tempo acabou dando um tom irônico a muitas afirmações suas do passado. Nesta apologia de Dilma, ele dizia que a vitória da petista representaria “uma vitória inesquecível para as mulheres brasileiras”. Avelar tinha a opinião de que “ainda somos um país muito machista” e que a vitória de Dilma seria “um enorme salto para a autoestima de milhões de mulheres”. São bons temas para ele reavaliar numa discussão com as companheiras feministas, que agora estão no seu encalço.
.......................
POR José Pires


Link 1: http://pimentacomlimao.wordpress.com/…/sobre-a-denuncia-de…/
Link 2: http://mamehame.wordpress.com/…/29/feminista-ate-a-pagina-2/
Link 3: http://www.idelberavelar.com/…/13_razoes_para_votar_em_dilm…




Nenhum comentário: