domingo, 28 de dezembro de 2014

Intrigas internacionais muito mixas


A tão falada decadência moral do Ocidente está lá embaixo com este conflito cibernético com a Coréia do Norte. A melhor expressão do nível do inimigo é a foto que corre pela internet mostrando o ditador Kim Jong-un fazendo testes militares num equipamento que parece uma daquelas centrais telefônicas da década de 50. E a guerra ainda por cima é virtual. O presidente americano Barack Obama e Kim Jong-un brigam pela internet. Ainda vamos ver um bloqueando o outro nas suas páginas de Facebook.

Assim fica difícil até para autores de ficção. A Guerra Fria serviu para produzir romances e filmes que marcaram época e figuras como James Bond até hoje dão bilheteria, mas o que é que pode sair disso que está aí? Onde estão os charmosos agentes secretos hospedando-se em hotéis de alto luxo, participando do jet-set internacional e vivendo aventuras pelas mais importantes capitais do mundo? E o mulherio de beleza estonteante e perigo ainda maior, onde entram nesta história? Vai ser difícil colocar uma Barbara Bach, Britt Ekland, Jill St John, Shirley Eaton e Ursula Andress num enredo em que o vilão teria de ser interpretado por alguém como o astro pop sul-coreano PSY.

O mundo já não é mais o mesmo. Quem diria que ainda teríamos saudades de um Stálin, um Mao Tsé-tung e até de um Fidel Castro? Isso sem falar no satânico Dr. No. Aquilo sim é que eram vilões internacionais. Hoje em dia a intriga internacional está num nível tão baixo que dá até uma nostalgia das encrencas daqueles dias em que o mundo estava sempre por um fio. Na comparação com estas cenas ridículas até que era uma época admirável. Bons tempos aqueles da Guerra Fria.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: