sábado, 13 de dezembro de 2014

Tirando a atenção do mais importante

O governo do PT está sempre procurando algum assunto bom que desvie a atenção de suas encrencas e no momento são muitas suas complicações. Para ficar apenas no caso petrolão, na sexta-feira a Justiça aceitou a denúncia contra Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e outras sete pessoas. E isso é só o começo. No dia anterior o Ministério Público Federal havia apresentado denúncia contra 36 pessoas, 22 delas ligadas a empreiteiras. Agora apareceu também Venina Velosa da Fonseca, que foi gerente da diretoria de Abastecimento comandada por Paulo Roberto Costa na estatal. E ela trouxe uma informação que agrava a situação do governo do PT. Tanto os diretores da gestão de Graça Foster quanto os da gestão anterior, de José Sérgio Gabrielli, foram alertados sobre as irregularidades. Eles foram avisados desde 2008 de que algo andava muito errado na Petrobras. Dilma continua fingindo que não sabia de nada, mas fica cada vez mais difícil sustentar esta farsa.

Diante de tanta encrenca, é claro que a máquina de comunicação do partido se movimenta, para criar em conjunto com a máquina política alguma balbúrdia que deixem ocupados os internautas nas redes sociais e também dê motivo para a classe política esquecer nossos problemas reais. Daí o esforço para dar um tom de grande debate nacional a um bate boca entre dois parlamentares grosseiros. É o que fazem com o bafafá entre a deputada petista Maria do Rosário e o deputado Jair Bolsonaro, uma confusão que deveria ser resolvida entre os dois (talvez indo cada um para seu canto cuidar do trabalho de fato, parando com essa relação política obscena). Mas acontece que os dois estão interessadíssimos há bastante tempo em explorar seus sopapos verbais no fortalecimento de suas imagens. Chega a ser espantosa a atenção a este caso ridículo, mas tudo está dentro da normalidade do projeto petista.

Já falei aqui que o PT deseduca. A concentração da máquina de comunicação petista neste quiproquó é outro exemplo desse hábito irresponsável de tentar todo tipo de manipulação, desde que atenda ao interesse do projeto partidário de poder. Desmoraliza-se um debate necessário e mais que urgente –- que é o da violência contra as mulheres –-, de um jeito que serve apenas para fortalecer a carreira de dois políticos de baixa qualidade e desviar a atenção dos malfeitos deste governo. E o PT não se importa nem um pouco com mais esta deseducação política. O que interessa para eles é unicamente evitar que a população fique atenta aos fatos que realmente importam no momento. E para isso qualquer coisa serve, mesmo que seja um Bolsonaro e uma Maria do Rosário.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário: