quarta-feira, 15 de abril de 2015

Pegadinhas nas vítimas

Tem sempre uma direção ideológica de desmerecimento as pegadinhas que a imprensa costuma fazer em manifestações políticas, com perguntas encaixadas para mostrar o desconhecimento dos participantes sobre a maioria dos temas dos protestos. Quem é de esquerda costuma fazer matéria desse tipo para diminuir o valor de protestos da oposição e o pessoal conservador faz o mesmo em relação à manifestações de esquerda.

Com essas manifestações de rua de agora, blogs governistas e sites a serviço do PT e do governo fizeram seu esforço tentando mostrar uma superficialidade política de quem está contra o governo de Dilma Rousseff. Esse negócio não é coisa de profissional sério, não só porque tem mais a ver com propaganda política do que com jornalismo, mas também pelo aspecto técnico altamente capcioso: é óbvio que a partir de várias entrevistas entre a multidão é muito fácil dar ao material colhido a direção que for do interesse político de quem edita.

Me parece também que deve haver mesmo um desconhecimento da maioria sobre os problemas brasileiros, pelo menos na profundidade exigida para que haja uma base sólida para a indignação que, essa sim, tem a solidez incontestável dos fatos da vida de cada um de nós. A indignação com o que está aí é o traço em comum das manifestações feitas pela esquerda no ano passado e essas de agora, que têm um perfil mais conservador. O ideal inclusive seria que os dois lados se juntassem para derrubar este governo e lançar de vez o PT no lixo da História. Isso deveria ser feito especialmente pelos mais jovens, já que a destruição do futuro feita por estes ladrões e incompetentes não distingue entre a juventude se a vítima tem pensamento progressista ou conservador. Todos vão se danar se essa corja não for tirada do poder.

A indignação é o motor dos protestos e é claro que a maioria das pessoas não tem um conhecimento profundo sobre a nossa realidade política. E se for sobre pauta do Congresso, como costumam ser algumas perguntas dessas matérias com pegadinhas tolas, aí então só quem estiver acompanhando muito de perto é que saberá se posicionar com segurança. E uma das razões dessa inconsistência atual vem exatamente da imprensa, que nas últimas décadas desceu a ladeira de forma impressionante, numa queda de qualidade que vem afetando seriamente a cultura brasileira e o conhecimento político em todas as classes sociais. E além da diminuição brutal da qualidade jornalística, temos também a maçaroca informativa que é a nossa internet, dominada mais pelos materiais pitorescos do que os conteúdos que realmente importam para a vida.

A imprensa é essencial na intermediação do que ocorre na sociedade civil e se fizer esta ponte de forma proativa o país pode crescer bastante na qualidade do pensamento. Com uma imprensa em queda moral e técnica, o que acontece é isso que se vê: jornalistas fazendo piadinhas tolas com uma ignorância coletiva sobre a qual eles mesmos têm uma grande parcela de culpa.
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: