terça-feira, 12 de maio de 2015

Diversidade bem diversa

O humorista Stanislaw Ponte Preta tem uma frase, da década de 70, que dizia o seguinte: "Pelo jeito que a coisa vai, em breve o terceiro sexo estará em segundo". A frase mostra de forma genial um espírito de época, num tempo em que o Brasil começava a despertar para as grandes transformações de comportamento que aconteciam nos Estados Unidos e na Europa. Porém, o grande Stanislaw não sabia das encrencas que ainda estavam por vir em matéria de sexualidade.

O jornalista Ancelmo Gois publicou neste domingo em sua coluna de "O Globo" uma nota que mostra como anda a coisa no terreno da diversidade. Acompanhem na íntegra o que ele escreveu:

“Cléo Oliveira, estudante da PUC-RJ autorizada a usar seu nome social na faculdade, como saiu aqui ontem, explica que, na verdade, é transexual e heterossexual. Não é gay.
Ah, bom!”

O colunista do jornal carioca termina a nota com uma expressão que é uma marca estilística dele ("Ah, bom!"), que costuma usar quando um esclarecimento acaba trazendo ainda mais confusão. E não é pra menos. O que vem acontecendo em matéria de sexo atualmente acabou tornando suave a piada de Stanislaw Ponte Preta, que era bastante audaciosa na época em que saiu publicada.

Ultimamente aparece tanta novidade sexual, que alguém que for explicar direitinho essa história pode acabar trocando as bolas (epa!), igualzinho aquele personagem também do Stanislaw, que pirou de vez na hora de compor um samba enredo e juntou Xica da Silva com Tiradentes, além de outras bizarrices históricas. Que Freud explica, qual nada. Alguém precisa chamar o Crioulo Doido para explicar esse negócio pra nós.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: