sexta-feira, 3 de julho de 2015

Habeas corpus para um necessitado

Desta vez tem mesmo petista graúdo tentando se prevenir com habeas corpus preventivo para não ir em cana. O ex-ministro José Dirceu entrou nesta quinta-feira com o pedido na Justiça para evitar uma ordem de prisão relacionada aos esquemas de corrupção da Petrobras. O mensaleiro condenado, que já foi tido pelo ex-presidente Lula como "capitão" de seu time na presidência da República, vem sendo defendido por seis criminalistas, o que já de cara desmente o argumento central de seus advogados no habeas corpus, que é o de que ele nem tem tanto dinheiro assim.
Isso mesmo: os advogados do "consultor" mais próspero do país afirmam que José Dirceu é um homem de poucas posses. Será que vão fazer outra vaquinha para pagar a banca? E de justificativa em justificativa, na peça jurídica criada por um dos escritório de advocacia mais bem pagos do país acabou saindo uma teoria que é de ficar para os anais da história jurídica brasileira. Pelo sentido de humor, é claro. É aí que a gente tem que perguntar como é que advogados tão bem pagos podem produzir um negócio desses. Ou a culpa será do estagiário? O prêambulo do habeas corpus preventivo é coisa de autor inspirado, com uma queda pelo romantismo. Mas além da veia romântica, no texto destaca-se o humor, o que pode ter sido um efeito inesperado, ao menos pelos autores. Eles queriam tocar o coração do leitor, sem dúvida, no entanto foi pelo fígado que obtiveram reação.
Os advogados dizem que o ex-ministro mensaleiro está "no crepúsculo da vida" e também "não construiu castelos, não criou impérios ou acumulou fortuna". Parece diário de adolescente, não é mesmo? Mas não ria ainda. Tem mais. Este “crepúsculo”, dizem eles, deixa o mensaleiro na condição de nem ter “a perspectiva de viver para ver sua sentença final”. Ora, então torçamos para que o processo se resolva bem rápido. E longa vida ao ilustre mensaleiro, agora encalacrado em outro escândalo de corrupção.
Mas o bom mesmo no habeas corpus do Dirceu é a justificativa que dão para sua inocência. A tese é das mais interessantes. Os advogados afirmam que nas delações da Operação Lava Jato ninguém acusa diretamente seu cliente, mas que "amigos pediram por ele". E aí eles soltam a cacetada, que parece bordão de programa de humor. Ainda que fosse verdade que amigos de Dirceu faziam esses pedidos, escrevem os advogados, isso “só demonstra sua necessidade”. Parece coisa escrita por um desses gaiatos que inventam notícias para fazer piada na internet, mas é o que está no habeas corpus. E, sem dúvida, é também para fazer sucesso na internet. Mas foi a sério.
Que o país vai muito mal em todas as profissões, a gente já sabia. Mas é novidade esse tipo de defesa que, ainda que de forma involuntária, entra no clima de zoação que tomou conta da vida brasileira. Confira se não tenho razão, lendo o texto na íntegra, cujo link publico abaixo. Agora, até os habeas corpus trazem um pouco de humor para a vida dos brasileiros.
.........................
POR José Pires



___________________


Nenhum comentário: