sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O último a saber

Corre pelas redes o desabafo do jornalista Juca Kfouri, reclamando do mensaleiro José Dirceu ter traído sua confiança. Ele parece o Brahma: não sabia de nada. Até a recente prisão do antigo capitão da equipe de Lula na presidência da República, vejam só, o inocente jornalista esportivo acreditava que a péssima fama de Dirceu era só campanha maldosa da oposição. Será que ele já desconfia de alguma coisa do Lula? E não estou fazendo piada, pois até recentemente Kfouri era um atirador de elite das tropas governistas, um sniper que felizmente era ruim de mira. No ano passado, durante a campanha de Dilma Rousseff, ele foi firme na atuação contra a oposição e na defesa do ciclo de governos do PT. Uma de suas tentativas mais espantosas de desmoralização do candidato oposicionista, Aécio Neves, foi quando ele tentou criar uma ligação do tucano com Ricardo Teixeira. E isso com o governo do PT fazendo negócios há anos com Teixeira, de olho nos esquemas da Copa do Mundo no Brasil. Numa outra situacão, o jornalista também tentou atingir a vida pessoal de Aécio. Veja no link um texto sobre isso, publicado na época aqui no blog.
Kfouri sempre fez o tipo songamonga, daquele jeito de articulista descompromissado, sem vínculos diretos com o partido, mas que via nos governos do PT, desde Lula, um importante avanço para o país. No meio dessa lorota, sentava a lenha na oposição e afagava o governo petista. O Kfouri era mais um Sakamoto quebrando pernas em campo, enquanto fingia estar jogando limpo. E suas entradas na canela soavam até mais estranhas do que às dos demais escribas governistas porque, além de tudo, o blog dele é exclusivamente sobre esporte. Sua carreira jornalística também é toda ligada ao futebol e não à política. Por isso mesmo, quando falou mal da vida pessoal de Aécio Neves, na área de comentários de seu blog muitos leitores que o seguem por razões futebolísticas reclamaram bastante dessa absurda forçação de barra.
Pois é, o país vive nesses últimos treze anos sob o jugo de um partido que implantou o pior sistema de corrupção que este país ja teve, num projeto de poder em que José Dirceu sempre foi claramente um chefe destacado. Tivemos também o escândalo do mensalão, com as investigações do Ministério Público, o julgamento no STF e a posterior condenação da cúpula do PT, entre eles o chefe José Dirceu, que inclusive foi pra cadeia e cumpre pena até hoje. E cito o mensalão apenas para ressaltar o esquema recente mais pesado, pelo menos até ter sido suplantado pela roubalheira na Petrobras em que — ó, surpresa! — apareceu também o Zé. E fizeram no passado muitas outras maracutaias, pois o PT aprontava muito antes de ganhar o poder central. Era muito fácil para o Juca Kfouri não ter que fazer agora o papel de idiota que transparece neste texto. Sendo jornalista experimentado e homem já vivido, indo já para os setenta anos, bastaria ele ter ficado atento ao noticiário para saber quem é o Dirceu e o que é o seu partido.
O depoimento político do jornalista saiu na "Folha de S. Paulo" e está também em seu blog, no site UOL. É um artigo que deve ficar na história política desta era muito triste do PT e não será o único. Veremos ainda muitas tentativas de fraudes como esta, de gente saltando do barco que já não dá sustentação e nem garante mais nenhum benefício pessoal. Do naufrágio petista sairá muita coisa como esta peça lamentável, de uma fingida lamentação. Esse pessoal não teve vergonha de apoiar todo esse tempo esta tremenda patifaria sistematizada que comprometeu de forma terrível o futuro do nosso país. Agora aparecerão muitos governistas tentando fingir que foram logrados na boa fé que nunca tiveram.
.........................
POR José Pires


Nenhum comentário: