terça-feira, 29 de setembro de 2015

A herança maldita trocando de mão

O PSDB fez um programa de TV muito bom, veiculado ontem em rede nacional e repassado pela internet com excelente repercussão. O resultado de comunicação é perfeito. Conseguiram passar uma mensagem firme de oposição ao governo Dilma Rousseff, sem no entanto fazer um programa agressivo. E não deixou de ser forte a batida contra o governo do PT, sem haver o risco de uma interpretação de pessimismo ou da crítica que não abre caminhos para uma esperança de solução dessa tragédia moral e econômica criada pelo PT.
Nas últimas semanas vem aparecendo um conjunto de fatos que favorecem muito o partido de Aécio Neves, Geraldo Ackmin, José Serra e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os quatro escolhidos para aparecer no programa. E nesta semana que passou, a queda brutal do real em relação ao dólar trouxe uma mensagem que pode ser um reforço político e tanto pra os tucanos. É uma daquelas mensagens que vêm de uma consciência coletiva produzida pela realidade: o Brasil precisa de um novo Plano Real. O programa de TV dos tucanos toca nisso com uma sutileza muito bem dosada.
Esta reviravolta política deve estar dando um nó na cabeça do ex-presidente Lula. Será exatamente o Plano Real o ponto que fará a diferença entre esse ciclo de quatro governos do PT e os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso. E o mais difícil para o Lula deve ser suportar o fato de que este revigoramento da percepçãopopular da qualidade econômica do governo tucano foi conquistado em cima dos erros cometidos pelos próprios petistas, sempre sob seu comando. O PT não conseguiu estabelecer nenhuma diferença econômica em relação ao que foi feito pelos tucanos. A incompetência e dificuldade dos petistas para criar um modelo próprio é tão clara que agora qualquer medida necessária contra esta crise remete ao desmonte feito pelo PT nas reformas implantadas no governo do PSDB.
Ficou também muito clara a incompetência petista em dar um andamento de qualidade à estabilidade implantada pelos tucanos. O governo do PT conseguiu se apossar das políticas sociais estabelecidas anteriormente no governo federal pelo PSDB, inclusive com o governo petista explorando como forte propaganda política o Bolsa Família, mas nas áreas essenciais da infraestrutura nacional o partido do Lula foi um fracasso. Com isso, a realidade deu uma entortada que pode ficar até engraçada. Não é difícil que os tucanos tenham como conceito muito forte para a volta ao poder a ideia da criação de um novo Plano Real. Outro argumento político que deu uma tremenda guinada foi o da "herança maldita", marcado na cabeça da população pelo próprio Lula. Agora o argumento se volta contra ele. A herança maldita é do Lula, conforme é dito por Fernando Henrique Cardoso no programa de TV. No programa, ele diz isso no tom certo, com seriedade. Mas dá para imaginar sua satisfação pessoal devolvendo com força redobrada a desqualificação que durante mais de dez anos Lula tentou fazer colar no governo tucano.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: