sábado, 3 de outubro de 2015

Queimando os companheiros

A queda humilhante de Renato Janine Ribeiro do ministério da Educação mostra como o governo do PT vem sistematicamente quebrando os quadros do partido. Não, a culpa não é da Dilma. O sistema de esmigalhamento do que o partido tem de mais qualificado para a administração pública e também para a atividade partidária vem desde o primeiro mandato de Lula e foi instituído por ele no partido antes de ganhar a primeira eleição para presidente. E não estou falando de militante que caiu devido a roubo dos cofres públicos, propinas e outros que tais que ficaram muito comuns entre os petistas.
Esse desmonte de recursos humanos vem desde quando Lula colocou o partido a serviço unicamente de um projeto de poder no qual ele é o centro e senhor. Janine Ribeiro foi só mais uma vítima dessa máquina moedora de boas intenções. E quando digo isso, estou evidentemente deixando de fazer juízo de valor não só sobre Janine, mas também de outros que levaram soberbas rasteiras dos dirigentes nacionais petistas. Estou falando de qualidade no âmbito do que o PT pretende e naquilo de que dispõe o partido. Ideologicamente e também no aspecto cultural é sempre eles lá e eu cá, mas não tenho dúvida sobre o efeito que este desmonte teve no partido. Foi por essa razão que subiram tipos como André Vargas e similares. E em parte isso explica a grande dificuldade que o PT tem de administrar até o que é mais básico.
Deve ficar cada vez mais difícil, inclusive, que alguém melhor do que a triste média do partido aceite convite para a participação no governo. Não quero rogar praga, mas este será um privilégio de Mercadantes. Os menos de seis meses de Janine no cargo terão um peso até no debate político nacional, em que é exigido do partido cada vez mais disposição para a discussão sobre seus rumos. O brevíssimo ministro era um dos poucos que ainda podia ser levado a sério. Ele até que encarava bem o debate. Porém, depois dessa ficará difícil para ele obter algum respeito. Quem é que vai ter consideração por uma palestra desse homem? E nem vou falar das redes sociais, onde esse episódio já é motivo de gozação. Que isso sirva de lição para os paspalhos que ainda defendem essa tremenda negociata que virou este ciclo petista, que é difícil até chamar de governo. Cuidado, companheiro, pois você pode ter também o desgosto de ser tão breve quanto o Janine Ribeiro.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: