segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A sucateada nova geração do PT

Venho falando faz tempo sobre a péssima formação que o PT vem dando aos jovens de seu quadro partidário. Os chefões do partido do Lula cometeram crimes graves contra o Brasil, pelos quais inclusive petistas históricos já foram pra cadeia. Mas além da lamentável demolição promovida na política e na máquina pública, os dirigentes petistas também quebraram o próprio partido em sua estrutura interna, atingindo o que é de maior importância: o elemento humano.
Um exemplo desse sucateamento na formação da juventude foi o aparecimento no noticiário da própria neta de Lula, Bia Lula, fazendo um ataque mentiroso ao jornal "O Globo", com a difamação direta a uma jornalista. O problema de educação revela-se não só por ela ser neta de Lula como também pelo cargo ocupado pela mocinha, forte indicativo do tipo de continuidade pretendido pelo grupo que obedece ao avô. Bia Lula inventou uma história ofensiva à credibilidade do jornal e que poderia ter prejudicado profissionalmente a jornalista, caso não tivesse sido possível comprovar que que ela agiu corretamente. O ataque da neta de Lula foi publicado pelo site do PT, fazendo um corte eliminando na foto um gesto obsceno da menina, no entanto o jornal tinha o registro da conversação com a neta de Lula.
Para conhecer na prática o projeto político do PT para o Brasil, basta observar mais atentamente o que os chefões políticos fizeram dentro do partido. Já faz tempo que por lá existe uma ditadura, com poder determinante de um pequeno grupo sobre todas as instâncias partidárias. O partido serve apenas ao interesse desse grupo comandado pelo ex-presidente Lula e que em parte acabou sendo desmontado com as condenações na Justiça por corrupção que levaram à cadeia dirigentes como José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, além de fazer aquietar as ambições de vários componentes do comando autoritário que domina o partido há mais de uma década. No entanto, como sempre o soberano dessa ditadura é Lula.
Costumo tocar nesta questão interna da ditadura lulista, pois vejo nisso um ponto essencial para compreender o desastre produzido pelos petistas no governo federal. Essa ditadura calou qualquer voz divergente ou mesmo de aliados que exigissem mais qualidade e respeito à democracia na condução política. O grupo do Lula fez no PT o que eles teriam a maior satisfação em fazer com o Brasil. Excluiram pessoas importantes e de maior qualidade humana e profissional do que os que dominam a burocracia interna. Expulsaram militantes históricos, difamaram ex-companheiros e relegaram muitos militantes mais antigos a um final de vida amargurado.
Sobre a nova geração de petistas esse processo teve consequências destruidoras para a renovação do discurso partidário e a capacidade de governo. O resultado pode ser visto no desastroso ciclo de governos petistas que tem seu ápice lamentável agora, com a estupidez política e administrativa do governo Dilma Rousseff. A própria Dilma, aliás, é uma consequência do desmonte interno do partido, ela que nunca teve vínculo histórico algum com a construção do PT e sempre fez o que Lula mandava. Foi a atuação ditatorial desse grupo lulista que impediu a ascenção de políticos da geração de Lula ou José Dirceu, gente que poderia dar ao partido capacidade de governo. Com isso, o que o PT tem na atualidade é uma juventude muito despreparada e de gênio ruim.
É claro que no que fez contra "O Globo" a neta do Lula estava apenas imitando os mais velhos, talvez até sendo instruída por eles. O lamentável destaque dela no noticiário é resultado de uma política partidária interna em que a juventude petista vem sendo submetida durante anos ao papel de mera massa de manobra, servindo apenas ao atendimento da ambição pessoal de quem manda no partido. E neste processo, dentre os mais jovens adquirem destaque político no PT apenas os que estão prontos para dar continuidade aos malfeitos já bem antigos.
.........................
POR José Pires

___________________
Imagem- A mentira publicada no site do PT, sobre a foto original do Facebook da neta de Lula. Neste link, o jornal “O Globo” desmonta com fatos a versão petista: http://oglobo.globo.com/…/neta-de-lula-faz-falsas-acusacoes…

Nenhum comentário: