quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Quebra-pau à direita

Antigamente se dizia que a esquerda brasileira só se entendia na cadeia. A piada era com a dificuldade dos movimentos de esquerda se unirem, o que não se dava nem nos objetivos práticos da luta pela democracia. Era em plena ditadura que esquerdistas quebravam o pau entre si, numa divisão que atingia até a esquerda que pegou em armas, que sempre foi se fragmentando em grupos cada vez mais restritos enquanto a repressão da ditadura militar descia o cacete em todos eles, prendendo e torturando e até matando. Com a abertura democrática, a cizânia ficou a cargo do PT, com o partido de Lula atuando de forma irresponsável para romper a unidade das forças políticas surgidas da luta pela democracia. Depois, com o tempo, os esquerdistas foram se juntando e hoje estão ainda firmes defendendo um governo em que a ladroagem e a incompetência criminosa é a regra.
E agora é a direita que anda com dificuldade de se unir em torno do objetivo prático de tirar essa canalha do poder. No centro do desentendimento destaca-se Olavo de Carvalho, sobre o qual já fiz reiterados elogios, ainda que no geral eu tenha com ele uma porção de divergências políticas. Olavo é um pensador brilhante, do tipo que é sempre interessante acompanhar independente do que ele esteja falando ou de sua posição política sobre o assunto. Porém (ai, porém), muitas vezes ele têm reações bastante grosseiras à divergências que atingem de forma direta sua opinião. Então, ele parte para a ofensa pessoal, apelando para desqualificações muito baixas. Nessas explosões de baixo nível ele atinge pessoas que estiveram muito próximas deles, às vezes até como seguidoras de suas aulas de filosofia ou admiradoras do que ele escreve.
Olavo de Carvalho parece ter um distúrbio parecido ao do Dr. Hyde, o famoso personagem do romance “Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, de Robert Louis Stevenson. E o Mr. Hyde do Olavo é grosso pacas. É o que se vê agora na polêmica que ele vem travando com o jornalista Reinaldo Azevedo, em razão de divergências dos dois sobre os movimentos organizadores das manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Olavo já havia ficado muito bravo com o apoio do Movimento Brasil Livre e o Vem Pra Rua ao pedido de impeachment proposto por Hélio Bicudo, visto por ele como uma capitulação a um esquerdistas que até há pouco tempo era do PT. Discordo dessa opinião, mas de qualquer forma a tese poderia dar um bom debate, mas o que se viu foi uma torrente de insultos e acusações muito injustas contra o pessoal do movimento. Já o Reinaldo Azevedo acredita no potencial político do movimento pelo impeachment e vem abrindo generoso espaço para os jovens líderes.
Por isso, o pau vem quebrando entre Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho, com este último liberando sua porção Mr. Hyde e determinando também o comportamento de uma multidão de seguidores seus que em vez de se esforçarem para aprender com as qualidades do mestre procuram imitar o que ele tem de pior. Dessa forma, a baixaria lamentável se espalha pela internet. Não é a primeira vez que isso acontece, mas com o alvo de agora sendo Reinaldo Azevedo, isso pode causar um desgaste tremendo na oposição ao governo do PT, com um efeito negativo que os petistas já estão adorando. Este confronto tolo ocorre há menos de dois meses da grande manifestação pública pretendida para fortalecer o impeachment junto ao Congresso Nacional. Mesmo que não queira, desta vez Olavo de Carvalho está dando uma força ao PT. É lamentável, até pelo fato do país estar perdendo o bom debate que poderia surgir da divergência entre duas figuras inteligentes que têm o nobre objetivo em comum de tirar os petistas do poder.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: