segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O autêntico Lula

O PT está fazendo 36 anos e o ex-presidente Lula vem divulgando na internet um depoimento sobre este aniversário que acontece em ano trágico para ele e o partido. Parece vídeo caseiro, não por espontaneidade mas pelo fato de ser malfeito. É um material patético e por isso mesmo definidor sobre quem é realmente o político Lula. Nele, Lula menciona como grande realização política o “Orçamento participativo”, projeto que já foi abandonado há muito tempo pelo PT por não ser nem funcional, como aliás aconteceu com várias invenções petistas. A lembrança deste fiasco é uma grande mancada política. Lula acabou ressaltando um grave defeito de seu partido, que é o de não ser capaz de formular e colocar em prática políticas públicas.
No entanto é uma mancada dessas que dá um caráter real do que é o Lula, atualmente sem o suporte político e intelectual de terceiros, que sustentava sua imagem. Ainda no primeiro mandato petista os tucanos fizeram a inesquecível besteira de negligenciar o cumprimento da lei optando por esperar o chefão petista “sangrar”, como eles diziam. Pois independente da vontade desses bananas estamos vendo nos últimos anos o político Lula apodrecer em praça pública. E mesmo eu nunca tendo gostado desse político irresponsável e perigoso estou achando lamentável o espetáculo.
Não é bom de se ver, mas pode ser bastante instrutivo como lição sobre o risco de basear a atividade política na construção de imagens políticas sem sustentação na realidade. Agora, sem os grupos de pessoas que foram lhe dando assessoria ao longo dos anos, Lula se revela como um homem sem personalidade, com dificuldade até de fazer um vídeo de poucos minutos para mandar um abraço aos militantes de seu partido. Está tudo fora do lugar, como decoração interna paga por empreiteira ou arquitetura externa de sítio em Atibaia.
O problema é que faltam coadjuvantes importantes nesta encenação. Com o José Dirceu ao seu lado, por exemplo, não haveria esta menção idiota ao "Orçamento participativo". Mas estou falando do antigo Dirceu, já que este também se perdeu, passando a acreditar na própria encenação de poder. Mas ele foi sem dúvida um articulador importante da farsa política que dava o suporte essencial à imagem de Lula. Sua condenação pelo STF foi uma decisão de benefício vital à democracia brasileira. Sua prisão — a primeira com o mensalão, antes da reincidência no petrolão — abalou o esquema petista de perenização no poder.
Sem a presença essencial de Dirceu, que daquele jeito tosco dele o Lula definia corretamente como "capitão" de sua equipe, o projeto foi se desmontando. E teve também outras perdas, de profissionais de variados setores, muitos deles da área acadêmica, dos quais ao longo de sua carreira o ex-presidente extraia informação, às vezes de uso imediato. Essas ausências foram arrasadoras para alguém como o Lula, que sustentou-se sempre não pelo que sabe, mas pelo que fingia saber. Por isso gostei bastante desse videozinho de aniversário. É um retrato tão verdadeiro que parece ter sido feito em casa por ele e pela dona Marisa, a fiel esposa dando sua assessoria política e intelectual ao grande líder que hoje em dia nem empreiteiros querem ter por perto.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: