terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O mosquito e o PT

Os petistas se envolveram tanto em suas encenações políticas e perderam de tal jeito o pé da realidade que não conseguem perceber mais nem o efeito negativo de suas performances. A presidente Dilma Roussef parece estar cercada de palpiteiros que só pensam em propaganda, mas também nisso são de uma incompetência atroz. Não conseguem distinguir entre o marketing e seu efeito político. Então vão fazendo qualquer coisa que aparece. Neste sábado Dilma foi ao Rio de Janeiro fazer uma encenação de combate ao mosquito que transmite o vírus zika. Ora, o engraçado é que não se preocupavam com o mosquito enquanto a dengue estava matando. E as mortes por dengue deram um salto foi com o PT no poder, desde o primeiro mandato de Lula. Ele entrou na presidência da República com apenas quatro vítimas fatais da dengue e daí por diante foi um descontrole terrível no número de mortes. Veja o gráfico. De 1990 e 2015, problemas decorrentes da fengue mataram mais de cinco mil pessoas no Brasil. No ano passado houve um recorde — quase 900 mortes. E o governo petista veio fazendo muito pouco, apesar dos avisos de que era preciso atacar com seriedade o problema. De 2013 até este ano houve um corte de 60% da verba extra repassada às prefeituras para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. E se não fosse o surgimento da nova doença alguém acha que eles estariam dando bola para a proliferação do mosquito?
Até este alvoroço com o zika, o governo petista tratava o inseto causador da doença com a mesma incompetência e até o descaso que tem com tantos problemas nacionais. E agora, quando até já estão chamando o bicho de “mosquito do PT” e com uma doença de repercussão internacional, lá foi a Dilma posar de mata-mosquito no Rio de Janeiro. Ela passeou numa favela carioca, que antes de sua visita recebeu da prefeitura uma reforçada maquiagem, com um trabalho de limpeza tão caprichado quanto inédito, o que levou uma moradora a declarar aos jornalistas: "Começaram a fazer coisas que nunca fizeram aqui".
No descrédito total em que está esse governo é até o caso de perguntar qual é o objetivo de algo assim. Acabar com o mosquito nós sabemos que não é. Isso não se executa com presidente da República entregando folheto de casa em casa e desvirando objetos com água, com fotógrafos e cinegrafistas atrás, como fez Dilma neste sábado. Ainda mais com o slogan exagerado que arrumaram para a campanha: “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”. Meio exagerado, não? Estão querendo aparelhar até o mosquito. Mas é o que dá marqueteiro bolar campanha sanitária para governo que só pensa no impeachment. Com os petistas querendo fazer uso político até deste grave problema, uma propaganda que deveria ter um conceito institucional de saúde pública virou algo politiqueiro que pode prejudicar a prevenção da doença.
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: