quarta-feira, 16 de março de 2016

O aloprado Mercadante apronta novamente

Os petistas são uns patetas. Na tentativa de encobrir crimes vão piorando a situação e expondo em público uma impressionante falta de qualidade. Sabe aquela história de roubar e não poder carregar? Com o PT depois tem ainda as explicações sobre as razões da falcatrua não ter dado certo. E aí vão demolindo conceitos de moral, avançam sobre questões como a alma humana e vão avacalhando a amizade, a generosidade, qualquer coisa que sirva para encaixar nas suas justificativas. Eles estão esculhambando tudo durante a queda mais impressionante que este país já viu acontecer com um projeto político. Depois do flagrante na tentativa de comprar o silêncio do senador Delcídio do Amaral, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante disse que espera "que esse país valorize a solidariedade, o companheirismo, o gesto de generosidade, de caridade com as pessoas num momento de tragédia pessoal". Pena que não tem prisão para cinismo ou Mercadante sairia preso da entrevista coletiva.
Mas petista é assim. Enquanto afundam na própria lama vão demolindo conceitos essenciais das relações entre as pessoas. Foi levado por um espírito de fraternidade que o ministro ofereceu suporte financeiro para o senador e também usar a influência política do governo junto ao Senado e até ao STF para libertá-lo e evitar sua cassação. Eu escreveria "pasmem", se não soubéssemos que petista não tem limite algum. Com a divulgação das gravações, de imediato a presidente Dilma lançou nota negando qualquer envolvimento na “iniciativa pessoal do ministro Aloizio Mercadante” de procurar o chefe de gabinete do senador Delcídio do Amaral. Ou seja, revelou publicamente que é uma grande mentirosa ou de uma tolice sem precedentes. A escolha é dela. Ora, em qualquer governo seria impossível que um ministro se dispusesse a uma tarefa tão delicada sem o consentimento do presidente. É claro que é muito mais perigoso na desastrosa situação política de Dilma. Nem dá pra pensar numa coisa dessas sem acertar com a presidente. A não ser que ela seja idiota.
Mas o comportamento de patetas não para por aí. Sei que Dilma tem carência de gente capaz em sua equipe depois do risco dela ter de descer a rampa antes do tempo e talvez correndo. Mas dar a Mercadante uma tarefa dessas só vem comprovar aquele seu defeito insuperável na avaliação de competências. Mercadante é o cara do episódio do dossiê falso contra os tucanos, uma das maiores idiotices da política brasileira. É um aloprado de largo currículo de incompetências. Para saber disso, bastaria ela conferir a atuação dele em seu próprio governo. Antes da Educação ele esteve na Casa Civil, onde teve uma estupenda contribuição para este quadro de isolamento político do governo. A plena confiança de Dilma num sujeito desses em época de crise econômica chega a ser engraçado e até explica em parte o agravamento da crise. Mercadante tem o nome inscrito na história da economia brasileira pela sua influência decisiva para que o PT atacasse com agressividade o Plano Real. No lançamento do plano, sua previsão como economista foi a de que a proposta dos tucanos seria um grande fracasso. Mercadante é assim, o que pode inclusive explicar a admiração que Dilma sente por ele. Ele é o cara que sai para comprar silêncio e volta com um barulhão.
.........................

POR José Pires

Nenhum comentário: