terça-feira, 21 de março de 2017

O comendador do Paraná preso pela Operação Carne Fraca

O empresário Nilson Umberto Sacchelli Ribeiro, diretor do Frigobeto, se entregou à Polícia Federal nesta segunda-feira. Da lista de mandados de prisão da Operação Carne Fraca só faltavam ele e o pai, Nilson Aves Ribeiro, que tem cidadania italiana e está foragido na Itália. O juiz federal Marcos Josegrei da Silva determinou que o empresário seja incluído na lista vermelha de procurados pela Interpol.

A acusação da PF contra os dois é de pagar 350.000 reais em propina para fiscais do Ministério da Agricultura no Paraná por uma licença fora do prazo para o abate de carne de cavalo. Segundo o site da revista Veja, “as propinas pagas pela família Ribeiro abasteciam a organização criminosa liderada pelo ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho”.

Com a prisão preventiva de Sachelli Ribeiro agora temos na cadeia um Comendador do Estado do Paraná. Isso mesmo: em dezembro de ele recebeu das mãos do governador Beto Richa a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro. Como se costuma dizer, esta é a mais alta honraria do estado do Paraná.

O empresário parece ter um bom trânsito no Palácio do Iguaçu. Em seu blog na internet ele posta fotografias com altas autoridades do governo Richa, como o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira, e o Secretário de Comunicação Social, Márcio Villela. As fotos foram tiradas nos gabinetes dos secretários. No mesmo ano em que recebeu do governador a comenda, ano de reeleição, o empresário passou o réveillon com Richa e a esposa, em Foz do Iguaçu. Em vários textos ilustrados com fotos em companhia de Richa, o empresário demonstra bastante intimidade com o governador. Em dezembro do ano passado, ele participou de uma homenagem a Richa, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Sachelli Ribeiro gosta de transitar na área da política e costuma publicar no blog notícias sobre seus contatos com políticos famosos, ilustradas com fotografias em que aparece com parlamentares como Ratinho Júnior, Álvaro Dias, Roberto Requião e também participando de homenagens a personalidades, entre elas os ministros Ricardo Lewandowski e Edson Fachin, além de outras figuras conhecidas nacionalmente. O empresário esteve no STF, na posse do ministro Fachin, que é do Paraná. Parte de seus encontros são em solenidades ou ambientes políticos, como o Senado e a Câmara Federal, mas com certos políticos ele demonstra maior intimidade pessoal, como acontece com Requião. Ele já esteve em almoço na casa do senador paranaense, em Curitiba, quando tiveram a companhia do sobrinho de Requião, deputado João Arruda. O empresário também recebeu Requião para almoço em sua residência, em Apucarana. Além do frigorífico, a família de Sachelli Ribeiro é proprietária de uma revista trimestral, com sede em Apucarana, a Frizz Magazine.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: