quarta-feira, 12 de abril de 2017

Doria e Jaime Lerner: parceria que tem tudo a ver

Nesta última segunda-feira, na entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o prefeito João Doria, deu em primeira-mão uma excelente notícia aos paulistanos. Como todos sabem, Doria completou 100 dias na prefeitura de São Paulo e vem tendo uma performance inesperada como gestor público, de aceitação tão grande que sua credibilidade se espalhou pelo país afora. A surpresa vem desde sua entrada na disputa das prévias do PSDB paulista, quando parecia que ele não teria chance de ser o candidato. Depois, já entrando na campanha, poucos acreditavam nas suas chances contra políticos experientes como o candidato a reeleição Fernando Haddad, Celso Russomano e as duas ex-prefeitas Luiza Erundina e Marta Suplicy. Conforme as próprias palavras do prefeito, ele era o “ patinho feio”. Porém, a transformação foi rápida. Tanto é que agora não faltam políticos procurando cortar as asas do cisne.

A notícia em primeira-mão na entrevista ao Roda Viva foi o anúncio da contratação de Jaime Lerner, o arquiteto urbanista que é uma marca de qualidade em conhecimento sobre o que fazer para melhorar a vida numa cidade. Como profissional, Lerner conhece tudo do assunto e tem ainda algo a mais: a experiência pratica e a comprovação de que de fato sabe fazer. Foi prefeito de Curitiba por três vezes e principalmente nos dois primeiros mandatos, nos anos 1970, fez muita coisa de qualidade na capital paranaense, com inovações urbanas que até hoje são marcas internacionais da capital do Parana e ainda servem como sustentação da qualidade de vida naquela cidade. Muito do que ele fez foi depois copiado em outras cidades brasileiras, ainda que infelizmente tenha sido muito menos do que o ideal e muito abaixo até das necessidades urbanas básicas do país.

Cabe lembrar o contexto histórico em que Lerner colocou em ação suas ideias, bastante práticas e além disso muito bonitas. Foi um visionário. Nos anos 1970, preocupações que hoje em dia são até banais no debate sobre a vida urbana não eram cogitadas de forma alguma. Na época, Lerner teve inclusive que pelejar para que suas ideias entrassem na pauta da população e da própria imprensa.

Jaime Lerner entra na administração da capital paulista por meio da iniciativa privada. O financiamento do programa será por meio do Secovi, o que traz outra qualidade do que Doria vem fazendo e que vem sendo pouco apontado. É de grande importância política esta interferência pessoal do prefeito, buscando estabelecer pontes entre o setor público e o privado, muitas vezes apelando para a responsabilidade das classes dirigentes e dos mais ricos perante a situação muito difícil da cidade. Não e só uma questão de quem vai pagar os custos. O que conta mais é a criação de um vínculo real do empresariado com a chamada coisa pública.

Na verdade, este é um caminho que muitos dirigentes públicos tinham a possibilidade de tomar, estabelecendo esta sintonia com outras classes, evidentemente cada dirigente dentro de sua linha política. O PT tinha meios para isso, mas o que vimos foi a relação histórica do partido com o meio acadêmico e o sindical servindo apenas para atiçar conflitos. Aliás, uma dessas figuras, que posso chamar de “atiradores-nada-francos”, participou da entrevista no Roda Viva, onde estava para favorecer seus companheiros. Mas, voltando a mais esta boa surpresa, o arquiteto Jaime Lerner entra agora no trabalho de encarar os problemas de São Paulo. E cabedal para isso ele tem de sobra.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: