terça-feira, 2 de maio de 2017

José Dirceu livre é um alerta aos brasileiros

O ministro Gilmar Mendes, do STF, pode ter um efeito inesperado no voto de desempate que deu liberdade ao antigo mensaleiro e atual petroleiro José Dirceu, aquele por quem Lula tinha tanta consideração e confiança que até o chamava de “meu capitão”. Bem, na verdade independe das intenções de Gilmar Mendes, mas o fato é que a liberdade de Dirceu pode vir a dar aos brasileiros a satisfação de ver o poderoso dirigente do PT ir em cana de novo, pois o habeas corpus concedido pelo STF pode apressar o julgamento das apelações de sua defesa. São duas sentenças da Lava Jato que somam exatos 31 anos e 1 mês de prisão. O que se diz é que agora deve ser agilizado o julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre.



De qualquer forma, é quase impossível Dirceu não ser condenado em segunda instância. Porém, se não fosse o habeas corpus concedido pelo STF ele iria esperar a sentença na cadeia. Corrupto condenado e preso é sempre muito bom para a democracia, independente da forma que isso ocorra. Mas pensem como será estimulante a cena do sem vergonha sendo reconduzido ao xilindró. Gilmar Mendes pode ter livrado o petista pensando em embolar o processo de limpeza ética, mas se for mesmo este o seu desejo, o resultado pode contrariar sua má intenção.

Ainda no âmbito dessas boas consequências do voto liberador de corrupto, também é evidente que Gilmar Mendes jamais teria o objetivo de estimular a consciência dos brasileiros sobre a necessidade de manter acesa a mobilização popular que vinha até agora fazendo pressão pela limpeza na política e dando apoio ao Ministério Público, à Polícia Federal e aos juízes federais. E isso pode ocorrer com a soltura do corrupto, que veio como um alerta bem vermelho do que pode vir por aí. Tem que se reconhecer que apesar do amplo esforço de antes, de uns meses pra cá a mobilização dos brasileiros havia dado uma esfriada, por culpa inclusive dos próprios movimentos organizadores das manifestações de tua, que perderam o foco no ataque à corrupção e a exigência de rigor na punição dos culpados.

Enquanto isso, os corruptos se organizaram para o contra-ataque. É a fase do “levanta-sacode-a-lama-e-dá-a-volta-por-cima”. É isso que mostra o voto de Gilmar Mendes favorável a Dirceu, líder poderoso em dois grandes esquemas de corrupção. A liberdade do chefe petista corrupto vem desmentir inclusive o argumento ladino que vinha sendo disseminado, de que já chegara o momento de depor armas e nos congraçarmos todos para agora lutarmos exclusivamente pelos direitos dos trabalhadores. Junto com essa cantilena vinha o matreiro apelo para deixar o PT quieto, que o partido do Lula já era um cachorro morto. Pois aí esta a prova de que o bicho ainda é perigoso. Late, morde e está solto. Independente do propósito do ministro do STF, a situação criada agora mostra que é preciso haver mais perseverança dos brasileiros na mobilização e no bom combate. Ou então tudo voltará a ser como era antes, quando corrupto não tinha medo de ser feliz.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: