quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Lula: diplomado em fiascos

Virou motivo de piada nas redes sociais o diploma de doutor honoris causa dado ao ex-presidente Lula por alguns alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. No geral, título de “doutor honoris causa” não costuma valer grande coisa e este teria ainda menos credibilidade, pois é um título informal. A universidade já negou que tenha feito a homenagem. “A UFRB não entregou nenhum diploma ao ex-presidente”, diz uma nota da reitoria. Desse modo, estamos diante de um factóide de marqueteiro, criado pela equipe petista para rechear a caravana política de Lula pelo Nordeste, nesta sua ilegal campanha eleitoral antecipada.

A gozação que andam fazendo na internet é por causa de erros sérios no texto curtíssimo do diploma. Os palermas colocaram uma vírgula separando sujeito e predicado e também grafaram errado a palavra discentes, que saiu escrito “dicentes”. Lula mandou fazer uma fotografia dele, todo orgulhoso exibindo este negócio todo errado. Mas neste caso ele pode alegar que não sabia de nada. De fato, na melhor das avaliações ele é um analfabeto funcional. Sobre isso, o falecido Janer Cristaldo tinha um apelido ótimo para o petista. Lula era chamado de “supremo apedeuta”, apelido mais que justo em sua proverbial ignorância, da qual ele inclusive demonstra orgulho.

O texto do “diploma” é pretensioso. Nele, Lula é chamado de “maior presidente da República”, o que coloca o chefão petista no mais alto patamar. Vejam que forma bacana de estudante puxa-saco homenagear o mais megalomaníaco presidente que o Brasil já teve. Ele está acima de Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas, sem falar em outros presidentes, na longa lista de subalternos históricos de Lula, desde o marechal Floriano Peixoto. A exaltação extremada é perfeita. Vem no notório jeito petista de criação de decretos que decidem sobre a realidade. A agressão à língua portuguesa dá a carimbada de autenticidade partidária.

O chefão petista pode se eximir de culpa neste fiasco. Mas não o sociólogo Emir Sader, que publicou a foto em primeira mão. Pelo menos em tese ele tinha a obrigação de identificar de imediato os erros. Porém, ele publicou a foto com tanto orgulho quanto seu líder político. Isso demonstra o nível atual da intelectualidade de esquerda, na qual Sader tem um papel destacado, como um dos mestres do aparelhamento partidário das universidades públicas. Na defesa e exaltação do projeto petista, Sader fala sempre como “professor universitário”, omitindo sua carteirinha do PT, com a qual é inclusive suplente do senador Lindbergh Farias. Portanto, o aval e a animação incontida do proeminente intelectual esquerdista realça o significado desta burra homenagem.

O diploma de doutor honoris causa de Lula é de uma informalidade risível, dado por um punhado de estudantes do partido, que cometeram erros gramaticais imperdoáveis para discentes (e não “ dicentes”) do ensino superior. Mas apesar disso, ou melhor, exatamente por esses elementos é altamente significativo do que representa Lula e seu partido para a educação no Brasil. Trata-se de um documento da mais alta significância. Este pode ser o título que melhor interpreta o desastre que foi Lula para este país, não só pela imoralidade e a quebradeira econômica, como também no efeito de terra arrasada que sua passagem pelo poder criou na cultura brasileira. Parabéns aos “dicentes” da UFRB. Até que enfim Lula teve o reconhecimento que merece.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: