segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Um tucano de bico doce


É impressionante como o prefeito João Dória tem a lábia de convencer as pessoas a fazer um papelão em vídeos, nos quais evidentemente é dele a decisão final de mandar pro ar. Alguém acha que Doria liberaria para publicação nas redes sociais um vídeo em que ele não se desse bem? É claro que não. Como bom diretor, gritaria “corta!” de sua cadeira exclusiva. Há alguns meses Soninha Francine consentiu em ser demitida em vídeo, numa das cenas mais constrangedoras que já se viu. Mas com a Soninha, armar algo assim não é difícil, em razão de sua queda pela informalidade em tudo o que faz, seja na política ou na comunicação. Deu-se mal, como depois ela própria compreendeu. Mas já era tarde.

Bem, com a Soninha não foi surpresa. Mas quem diria que o prefeito paulistano convenceria até o sempre tão formal governador Geraldo Alckmin a servir de escada para a habilidosa construção de sua imagem? Foi o que se deu em um vídeo gravado na noite de domingo que já roda na internet a partir da página do prefeito. Não chegou a ser uma demissão de Alckmin da candidatura presidencial, mas se o governador continuar atuando como nestas cenas entre os dois, logo o prefeito vai chegar lá.

No vídeo, Doria tem uma longa fala ressaltando a longa amizade entre eles e garantindo a firmeza da relação política dos dois. No entanto, o conceito do discurso político de Doria é sempre o de concentrar os assuntos na sua figura. O papo é sempre unilateral. Ele até soa como benevolente com o parceiro, numa situação fora do comum, afinal Alckmin ocupa o cargo mais importante, além do apoio do governador ter sido fundamental para o prefeito até para sua candidatura pelo PSDB. Mas no fantástico vídeo a importância dos papéis se invertem. Doria faz até o gesto marqueteiro do acelera. Alckmin parece tão pouco à vontade que consegue apenas desejar feliz Dia dos Pais para o amigo prefeito. Que só então lembra de felicitar seu padrinho político.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: