terça-feira, 26 de setembro de 2017

O alongamento da cana do bravo José Dirceu

Na semana passada, quando o ex-ministro José Dirceu fez pouco caso de seu ex-colega Antonio Palocci, em razão do depoimento dele ao juiz Sergio Moro apontando várias ilegalidades do chefão Lula, eu disse que um aumento da pena de Dirceu pelo TRF4 seria uma oportunidade para uma demonstração prática de sua alegada coragem e da capacidade de sacrifício da qual se gabou. Palocci está negociando uma delação premiada. Por isso, o antigo capitão da equipe de Lula disse que prefere morrer que delatar como seu ex-colega de governo.

Pois na tarde desta terça-feira foi confirmado pelo TRF4 o aumento da pena de Dirceu para 30 anos e 9 meses. Do juiz Sergio Moro ele recebeu menos tempo de prisão: 20 anos e dez meses. Como é uma condenação de segunda instância, Dirceu terá de ir para a prisão. Algum juiz amigo do STF pode até conceder-lhe um habeas corpus, mas ele sabe que chegará em breve o momento de ir definitivamente para a prisão. Dirceu aprontou demais. Aliás, uma causa do aumento da pena foi que ele tinha maus antecedentes, o que no caso do ex-ministro de Lula é comprovadíssimo. Conforme o chefe já havia elogiado, o sujeito é esforçado. Mesmo depois de pego pela Justiça com o mensalão ele continuou na gandaia com da corrupção.

Logo o valente terá tempo de sobra para testar sua bravura. Pelo andamento de seus processos é muito difícil que seja possível dar um jeitinho por cima para se livrar do xilindró. Será uma cana dura. Dirceu sabe muito bem que a estratégia de vitimização e de exaltação dos condenados do partido como heróis é um recurso de propaganda que gorou. Não existe clima algum para reverter as sentenças pela pressão da militância nas ruas e muito menos o partido tem força política para isso. Por sinal, com a condenação de hoje, Dirceu teve oportunidade de sentir o nível de seu prestígio. De destaque teve a solidariedade da senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT e ela mesma encalacrada como ré no STF, com o risco de ir pra cadeia. Gleisi mandou um recadinho entusiasmado pelo Twitter. Na cadeia certamente o companheiro terá de encontrar outra forma de receber tanta emoção.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: