terça-feira, 17 de outubro de 2017

Arrependimento tardio

O Datafolha colheu junto aos cariocas uma opinião totalmente contrária à Olimpíada realizada no Rio em 2016. Para 70% dos entrevistados, o evento trouxe mais prejuízos do que benefícios. Este é o tipo de coisa que causa a impressão de que as desgraças que se abatem sobre nosso país se devem muito a um problema de caráter dos brasileiros. Durante o processo de escolha da cidade sede, os moradores de Chicago se manifestaram em massa contra a realização da Olimpíada na cidade. Mesmo com o presidente Barack Obama lutando para que Chicago fosse a escolhida, houve entre os moradores intensa mobilização contrária. No Rio não aconteceu nada disso.

Mesmo no Brasil, no geral, foram poucos os que alertaram sobre os altos custos da realização de uma Olimpíada, que em vários lugares já exibia o histórico de deixar uma conta pesada para ser paga pelo país que sedia a competição. Falamos muito naquela época sobre a dificuldade natural de uma Olimpíada, cuja estrutura implica em muitos gastos. Não deixamos de apontar também a evidente corrupção que fazia parte do jogo, com o indicativo de que seria ainda pior na condição política em que estava o Brasil.

Naqueles dias o PT e sua militância eram ainda fortes. Estavam no poder e batiam pesado em quem criticava seus planos. O Rio ficou calado, a maioria dos brasileiros também. E agora parece que estão acordando para o prejuízo. Mas isso acontece só na hora de pagar a conta. Sempre é bom que haja uma reação, mas o brasileiro precisa aprender rápido que é preciso agir antes da porta ser arrombada.
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário: