domingo, 5 de agosto de 2007

Governo Lula joga tudo na Bolsa

A semana vai ser tomada pela discussão sobre a popularidade de Lula, que parece imune até mesmo ao efeito de tragédias que comovem o País. Sociólogos e pesquisadores, supostas autoridades de várias áreas que pretensamente tenham alguma autoridade sobre o assunto, irão analisar minuciosamente os números para encontrar a razão da popularidade do nosso aéreo presidente também estar sempre nas alturas.

Teremos pareceres variados, resultados idem. Mas eu acho que a opinião mais razoável sobre o assunto é a da manicure da jornalista Eliane Cantanhede, da “Folha de S. Paulo”.

A colunista conta hoje no jornal que sua manicure, que acaba de voltar do interior do Piauí, deu a seguinte explicação: “Lá, se você falar mal do Lula, apanha". Por quê? A vida do povo melhorou? "Melhorou nada. Está tudo igual. Mas todo mundo quer o Bolsa Família e acha que o Lula é igual a eles".

É uma bom modo de ver a questão. Lula não tem sua alta popularidade exclusivamente determinada pelo Bolsa Família, mas a verdade é que o programa tornou-se uma bolsa eleitoral. Se é que já não nasceu para isso.

Não freqüento o cabeleireiro da jornalista, mas sei que o fenômeno não se restringe a determinadas regiões. Uma professora conhecida minha , que dá aulas na periferia de Curitiba, disse que por lá adolescentes planejam ter logo o primeiro filho para poder receber a Bolsa Família.
.......................
POR José Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário