sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

As semelhanças não enganam


A primeira encrespada com o novo logotipo da Companhia Vale do Rio Doce, rebatizada apenas como Vale, saiu no blog do Ancelmo Gois, no site Globo Online. Na segunda-feira noticiavam que profissionais do design estavam achando muito estranha a semelhança do novo logotipo com o símbolo do ABN AMRO, banco holandês que comprou o banco Real.

As cores realmente se parecem e a disposição do nome ao lado tornam mais assemelhados os dois logotipos, mas ao meu ver nada tão forte para haver mais que a suspeita de plágio. Na verdade, o que mais me chamou a atenção no logotipo da Vale foi que ele está mais para uma fábrica de filtro de café. Então deixei pra lá.

As mudanças na imagem da Vale foram cercadas do maior sigilo, ao ponto da África, agência do muito bem pago marqueteiro Nizan Guanaes, ter feito a campanha da nova marca sem saber os novos nome e logotipo. O custo da mudança foi de 50 milhões de dólares. A mudança visual foi coordenada pela empresa norte-americana Lippincott Mercer e pela brasileira Cauduro Martini.

Mais eis que agora surge mais uma desconfiança quanto ao logotipo da Vale e desta vez com muito mais propriedade. Agora a coisa parece mesmo plágio. O logotipo da Vale é praticamente o mesmo da empresa de calçados Vitelli, de Franca, São Paulo. Confira ao lado como as marcas são mesmo uma a fuça da outra. A notícia corre na internet e em sites especializados ou não a unanimidade é que desta vez só o plágio explica a impressionante semelhança.

No caso do paralelo com o logotipo do banco ABN AMRO, a polêmica se estenderia bastante provavelmente sem chegar à comprovação de fato sobre o plágio. Mas quanto ao logotipo da Vitelli, os milionários designers do logotipo da Vale não vão encontrar justificativa. É a mesma marca. A única diferença clara entre as duas é o preço cobrado do cliente
.........................
POR José Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário