quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Maracutaias são-bernardenses

O presidente Lula apostou bastante na eleição de seu colega sindicalista Luiz Marinho para prefeito de São Bernardo do Campo, cidade que o blogueiro Reinaldo Azevedo acertadamente apelidou de “São Borja do Lula”. Muitas fichas foram colocadas ali e, aos poucos, a gente vai sabendo o peso de cada uma.

A Folha de S. Paulo já havia descoberto que um dos principais doadores da campanha foi a empresa Quattor. E daí? Bem, acontece que 40% do capital da empresa é da Petrobras. Um dos jantares de arrecadação da campanha, lembra hoje na Folha o jornalista Elio Gaspari, foi estrelado por Sérgio Gabrieli, presidente da estatal.

E Gabrieli não foi o único reforço. Todo o governo Lula baixou na campanha de Marinho, que também teve a novidade de ser chefiada não pelo partido do candidato, mas pela CUT.

Foi um esforço imenso e necessário, já que a campanha de Luiz Marinho, contando o gasto total, foi uma das mais caras da nossa história política: cada voto recebido custou 47 reais.

Além da grana alta, Lula investiu também no reforço de popularidade, já que em São Bernardo do Campo o histórico eleitoral do PT não era nada bom. Para isso, convocou o cantor-deputado Frank Aguiar para compor a chapa de Luiz Marinho.

E hoje em O Globo saiu uma nota que revela que a presença de Aguiar como vice ao lado de Marinho não passou de uma jogada, mais uma, de Lula. O cantor já disse que continua como deputado em Brasília. "O presidente acha que daqui eu consigo ajudar mais o município", explicou ao jornal.

Além disso, o deputado-cantor deve mudar seu domicílio eleitoral para o Piauí. Pelo visto, continua como tarefeiro de Lula. No Piauí, Aguiar vai fazer dobradinha com o governador petista Wellington Dias em uma das duas vagas ao Senado para 2010.

Em seu Ex-blog, informativo distribuído por correio eletrônico, o prefeito Cesar Maia definiu bem o que aconteceu em São Bernardo do Campo: “Uma descarada fraude eleitoral”.
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POR José Pires

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