terça-feira, 22 de setembro de 2009

Photoshop na mira da lei


A foto do parceiro de negócios do presidente Lula, o francês Nicolas Sarkozy, é do tipo “antes e depois”. A revista Paris Match, cujo dono é amigo do presidente francês, retocou os pneus do dirigente. O fato aconteceu há poucos meses e esquentou o debate na Europa sobre o uso do Photoshop na mídia. Para quem pensa que isso é coisa que só acontece com político de fora, recentemente um blog de apoio à candidatura de Dilma Rousseff retocou a pança do Lula numa foto em que ele aparece apenas de calção numa praia.

Agora está sendo proposto na França uma lei que obriga a colocação de avisos em imagens publicadas que tenham recebido retoques. A nova legislação é de autoria de Valerie Boyer, do mesmo partido de Sarkozy. Ela é autora de um relatório sobre distúrbios na alimentação, um problema que pode ser consequência da tentativa de ficar com um corpo igual ao de personalidades femininas que aparecem na mídia impressa, a maioria com retoques que escondem imperfeições.

Claro que um dos pontos da proposta é combater a falsa idéia de que todas as mulheres famosas estão com tudo em cima. Faz sentido, porque as fotos das nossas atrizes cinquentonas deve fazer muita mulher da mesma idade, ou até gente mais nova, passar mal em frente ao espelho. E podem ser grandes os prejuízos para a saúde de quem tenta alcançar uma forma que na maioria dos casos é só truque de retocador de foto.

A lei prevê multa pesada, na casa US$ 16 mil. Se a proposta virar mesmo lei na França não é difícil que seja logo copiada aqui no Brasil, mas para nossas revistas vai ser bem fácil. Basta publicar um alerta na capa avisando de que todas as fotos da edição sofreram retoques.
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POR José Pires

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