O descuido com a internet afeta até o twitter de Serra, que é um fenômeno da área política. Seu twitter já passa dos 350 mil seguidores. E esse sucesso é inegavelmente fruto do talento pessoal de Serra. O de Dilma está em 160 mil. Mas o twitter de Serra permanece com a cara gráfica fornecida pelo provedor. Não foi agregada sequer a marca do candidato ou qualquer outro elemento de campanha.
Falando nisso, Serra tem ainda aquele slogan "O Brasil Pode Mais" ou mudaram de idéia e fizeram algo novo? Pois seria bom colocar na cabeça da página da internet, não?
Situo minhas críticas no material de internet porque este é o ponto mais prático, onde se pode construir uma boa pré-campanha para reforçar o que vem agora na televisão, mas dá para se ver também nas ruas que a comunicação de Serra é bem fraca. Faltam coisas simples, como bandeiras, bottons, faixas e demais materiais visuais para acompanhar o candidato em campanha. Nas fotos disponibilizadas no site, o candidato aparece nas ruas sem nenhum material visual que reforce sua presença. O resultado nas caminhadas e eventos nunca é bom. Nas fotos, dá a impressão de pouca animação.
Certos políticos gostam daquele conversa que eleição se decide no horário eleitoral. Nunca foi assim e agora é muito menos, pois a internet tem um grande peso não só na própria influência do meio como também para criar um forte clima de pré-campanha. E, neste aspecto, mesmo com uma deficiência criativa que chega a ser risível, a campanha da Dilma está na frente. É um caso triste. O PT ganha na internet pelo simples fato da campanha de Serra ter feito bem pouco. E, como já disse, nesta área muitas coisas já estão perdidas para os tucanos.
Mas com o horário eleitoral começando já na terça-feira, ainda dá pra resolver a fragilidade da comunicação na internet? Os tucanos terão que correr, mas certas questões neste meio são de longo prazo. Mas o fato é que para ganhar eleição tem que botar a campanha na rua e isso não tem só a ver com novas tecnologias. É coisa bem antiga. É do tempo do Onça, que morreu sem sequer imaginar que um dia inventariam a internet.
.......................
POR José Pires
Certos políticos gostam daquele conversa que eleição se decide no horário eleitoral. Nunca foi assim e agora é muito menos, pois a internet tem um grande peso não só na própria influência do meio como também para criar um forte clima de pré-campanha. E, neste aspecto, mesmo com uma deficiência criativa que chega a ser risível, a campanha da Dilma está na frente. É um caso triste. O PT ganha na internet pelo simples fato da campanha de Serra ter feito bem pouco. E, como já disse, nesta área muitas coisas já estão perdidas para os tucanos.
Mas com o horário eleitoral começando já na terça-feira, ainda dá pra resolver a fragilidade da comunicação na internet? Os tucanos terão que correr, mas certas questões neste meio são de longo prazo. Mas o fato é que para ganhar eleição tem que botar a campanha na rua e isso não tem só a ver com novas tecnologias. É coisa bem antiga. É do tempo do Onça, que morreu sem sequer imaginar que um dia inventariam a internet.
.......................
POR José Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário