quarta-feira, 23 de julho de 2014

Dupla personalidade


Como o PT quer tirar proveito em tudo, o partido muitas vezes fica parecendo esquizofrênico. Dá para levar a sério um partido que clama pelos "direitos do povo palestino" e aplaude ao mesmo tempo a ditadura de Fidel Castro, que não permite direito algum ao povo cubano? É claro que não. O PT precisa se cuidar. Para esses distúrbios de personalidade existe atendimento especializado. E como somos democratas, não precisa ser pelo método cubano, que implica em reeducação à força.

Mais uma esquizofrenia petista manifestou-se nesta prisão decretada pela Justiça de manifestantes que planejavam perigosas confusões nas ruas. O PT protestou contra a prisão. Em denúncia do Ministério Público 23 ativistas são acusados de associação criminosa. Entre ações violentas são citados o incêndio de um ônibus e a intenção de atear fogo ao prédio da Câmara de Vereadores, no Rio de Janeiro.

A polícia investigou e juntou provas desde o ano passado e teve o pedido de prisão aceito de acordo com a lei. Todos os acusados tiveram direito à defesa e até alguns habeas corpus já foram concedidos. Ninguém foi torturado, todos foram presos com vida. Nem parece ação policial feita no Brasil. Numa da acusações, Elisa Quadros, a famosa Sininho, aparece mandando manifestantes tocar fogo no prédio da Câmara do Rio durante um protesto. Três galões de gasolina seriam usados para isso, mas o crime foi impedido por outros participantes da manifestação.

Com as pessoas presas foram encontradas bomba de grande poder letal, pólvora e gasolina para fazer coquetel molotov. O próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirma que no inquérito há referências a bombas no metrô carioca. O MP incluiu também na denúncia os dois black blocs acusados de terem acendido o rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade, durante protesto em fevereiro. Nessa época Sininho alcançou fama nacional, quando esteve na delegacia oferecendo aos acusados apoio político e advogados de defesa.

É muito raro a polícia brasileira merecer elogios, mas o trabalho foi altamente produtivo. Desta vez ela agiu de forma investigativa, o que sempre foi cobrado dela. Foram evitados inclusive atos violentos que estavam sendo planejados para a final da Copa do Mundo. É óbvio que se acontecesse algo no grau de violência detectado o efeito seria muito ruim para o governo Dilma. E aí vem a esquizofrenia petista. O PT lançou uma nota de repúdio à prisão dos manifestantes. A nota afirma que a prisão foi "uma grave violação de direitos e das liberdades democráticas" e pede que sejam repelidas "a violência do Estado e a intimidação dos manifestantes".

É esquizofrenia grave. O PT vai acabar se socando em frente ao espelho. Conforme eles dizem na nota do diretório nacional, então vivemos num regime de exceção. E o governo é do PT. Nesta situação, o partido devia fazer aquilo que ameaçou quando foram presos os mensaleiros. É o momento de apelar para organismos internacionais, talvez até para a ONU. O caso pode até ser de intervenção externa para restabelecer a democracia no país e repelir a” violência do Estado”.
........................
POR José Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário