quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Duda Mendonça faz... e “lo hizo” também na Argentina

Já o diário argentino Clarín aproveitou o fato de Duda Mendonça estar entre os 40 indiciados pelo STF para lembrar que o marqueteiro também fez muitas campanhas eleitorais na Argentina. O jornal informa que o publicitário foi acusado de "conspirar com ex-ministros, deputados e dirigentes políticos na trama de subornos tecida no Congresso nacional nos dois primeiros anos do governo Lula".

Duda Mendonça fez sete campanhas eleitorais na Argentina, todas de candidatos peronistas ligados ao ex-presidente Carlos Menem, que sempre esteve envolvido em denúncias de corrupção.

A falta de conteúdo político e a carga meramente publicitária que imprime às campanhas eleitorais, fica explícito em suas criações por lá. Numa das campanhas de Menem para presidente, o marqueteiro usou o mesmo slogan "Foi Maluf que fez", usado na campanha do ex-prefeito paulistano em 1998. Simplesmente passou para a língua de lá: "Menem lo hizo”.

O Clarín comenta o trabalho de Mendonça na campanha de Lula que "tirou dele qualquer conotação radical ao lançar na campanha de 2002 a famosa frase 'Lulinha paz e amor'".

Segundo reportagem da revista Veja de janeiro de 2006, o preço “mirabolante” das campanhas de Mendonça também chamavam bastante a atenção da Justiça na Argentina.

Para a fracassada campanha eleitoral do então candidato peronista à Presidência Eduardo Duhalde, por exemplo, Veja diz que “muito mistério ainda cerca o valor pago a Duda pelo grupo de Duhalde”. Dirigentes peronistas mencionaram a cifra de 15 milhões de dólares, mas Duda Mendonça só declarou 2 milhões de dólares.

A revista conclui dizendo que ou “os argentinos mentiram ou a diferença de 13 milhões de dólares foi depositada em algum lugar misterioso”. “Paraísos fiscais, talvez?, pergunta Veja.

BRAINSTORMING E já que estamos falando da área de criação – ou “núcleo publicitário” da quadrilha, como bem disse o procurador-geral da República – lembro que duda em espanhol significa dúvida. O que quer dizer isso? Quase nada. Façamos de conta que estamos em um brainstorming, que é como publicitário chama aquelas reuniões em que todos ficam falando besteiras que valem milhões.
Duda Mendonça, lá na Argentina, como aqui, é um homem cercado de dúvidas. Ou dudas.

........................
POR José Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário