É logo mais que George W. Bush vai para o lixo da história. Barack Obama receberá do presidente republicano um país com o maior déficit fiscal em seis décadas. Além disso, terá de buscar solução para uma crise financeira que abala os até mesmo os paradigmas do capitalismo. George W. Bush é um homem-bomba. Com truculência e incompetência conseguiu fortalecer até o terrorismo internacional.
Obama toma posse daqui a pouco, no entanto, já encanta os norte-americanos desde que surgiu, de modo empedernido, para tirar de Hillary Clinton a candidatura que parecia destinada a ela. Mas o destino tinha outros planos, para a família Clinton, além de uma ironia: Hillary passou todo o tempo no ataque a Obama e agora vai para a Defesa.
Não é exagero dizer que o mundo torcia para Obama antes mesmo de ele vencer do partido Democrata. É um caso singular, claro, e ajudado bastante pela performance do presidente que sai. A animação de todos sempre foi basicamente movida pelo alívio de livrar-se do que fica para trás.
.........................
POR José Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário