terça-feira, 5 de agosto de 2014

Lula sem sem platéia


Um ato eleitoral ocorrido nesta terça-feira com a presença do ex-presidente Lula mostrou o estado de ânimo do PT nesta campanha eleitoral. O comício foi na fábrica da montadora Ford, em São Bernardo do Campo, lugar onde Lula sempre teve popularidade muito alta. Lula e o candidato petista ao governo do Estado, Alexandre Padilha, discursaram para um pátio praticamente vazio. O ato teve a participação da cúpula da CUT. Os funcionários deixaram o trabalho depois das 16 horas e poucos ficaram para ouvir Lula, que subiu ao caminhão de som às 17 horas. Cerca de 50 pessoas estavam presentes, contando os cabos eleitorais de candidatos a deputado.

O estado de ânimo pode ser conferido pela cara do Lula nessa foto. Nas outras imagens o clima é o mesmo. É óbvio o ar de preocupação e também de irritação do chefão petista. O Lulinha paz e amor é só marketing. Nos bastidores, ele não tem paciência alguma com quem trabalha com ele. E quando as coisas não vão bem, seu mau humor piora.

É muito sintomática a falta de entusiasmo com a presença de Lula exatamente no lugar onde historicamente sua imagem sempre foi muito forte. Existem vários problemas que podem explicar esta situação difícil que o PT enfrenta nesta eleição. Temos as dificuldades que estão aí à vista de todos, com os preços de tudo subindo, a ameaça com a falta de segurança, a roubalheira do dinheiro público, uma porção de problemas que estimulam um sentimento oposicionista e criam um desencanto em quem algum dia acreditou neste governo. Mas penso que Lula também não soube administrar sua imagem nesses quatro anos do governo de Dilma Rousseff. Só deu ele durante todo o mandato da sua sucessora, de tal forma que hoje em dia ele é uma figura sem atrativos.

Agora durante a campanha fica difícil para o eleitor ver na sua presença algo especial na eleição. Qual é a novidade que alguém pode esperar do político que mais aparece e mais fala neste país? Lula acaba sendo mais do mesmo. A super exposição banalizou a sua imagem. Até o lado pitoresco das suas falas não desperta mais a curiosidade de antes. A impressão é que ele já deu tudo o que tinha que dar. No popular, perdeu a graça. Esta é mais uma consequência da notória incompetência petista. Foi tamanha a exploração que fizeram da imagem de Lula que o brasileiro acabou perdendo todo o interesse no mito criado por eles.
........................
POR José Pires



___________________
Imagem- Abraçado por um candidato de sorriso marqueteiro, Lula mostra na cara como vão as coisas no PT.

Link: Padilha discursa com Lula em pátio vazio de montadora no ABC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário