sexta-feira, 27 de abril de 2012

Maluf continua com tudo na Interpol

Fama internacional não é pra qualquer um. O deputado Paulo Maluf (PP-SP) ainda é um dos políticos mais procurados do mundo. Pela Interpol, é claro. O deputado da base aliada do governo petista havia proposto uma ação nos Estados Unidos pedindo a retirada do nome dele e do filho, Flávio, do alerta vermelho da polícia internacional, mas eles perderam.

É uma notícia boa, apesar do lado lado ruím de Maluf não poder sair mais do Brasil. Se ele deixar o país pode ser preso, mas fica livre por aqui, já que o nosso país não é signatário de acordo com a Interpol.

Além de limpar sua ficha na Interpol, os advogados de Maluf queriam também o arquivamento de uma ação que o acusa do envio de US$ 11,6 milhões para uma conta bancária nos Estados Unidos. Mais ainda, Maluf queria o afastamento do promotor americano que incluiu seu nome na lista da Interpol.

Porém, Maluf não levou nada. A juíza Marcy Friedman, da Suprema Corte de Justiça do Estado de Nova York, indeferiu os pedidos.

Tudo continua do jeito que estava. Investigações feitas por autoridades americanas chegou à conclusão de que muito dinheiro de Maluf foi para a Ilha de Jersey. Nos Estados Unidos, Maluf é acusado por lavagem de dinheiro. Se condenado pode pegar 25 anos de cadeia.

Por isso, não pode mais viajar para o exterior. Se for pego em outros país será extraditado. Parece até piada, mas Maluf acabou ficando preso no Brasil.
.....................
POR José Pires

Cotas, para que te quero

Vou reivindicar cotas para mim também. Já explico. A justificativa das cotas para negros é a compensação pelos sofrimentos de seus antepassados, não é verdade? E só pode ser isso mesmo, afinal é difícil acreditar que alguém pense honestamente que um negro que tem condições de frequentar universidade está com falta de feijão em casa ou não teve base educacional para enfrentar de forma igualitária concorrentes brancos em um vestibular.

Mas se a regra agora é a das cotas, acontece que os meus antepassados vêm sofrendo neste país há muito mais tempo que os negros.

Sou um Silva, apesar de que já vou adiantando que da parte honesta da família e que não enriqueceu com a política, como os primos distantes que foram morar no Palácio do Planalto em 2002. Também tive mãe que nasceu analfabeta, tudo igualzinho. Só tem sse defeito da honestidade, mas não tem problema, vamos administrando o prejuízo desta eterna falta de caixa, inclusive do dois.

É provável que os Silva tenham baixado no Brasil degredados ou pelo menos no desespero de encontrar um meio de vida naqueles tempos de 1500 em diante, que já eram difíceis. Devem ter chegado no que viria a ser o Brasil logo que começaram a mandar gente para cá no começo da colonização. Séculos antes de algum negro ter botado os pés nesta terra que, de santa, hoje tem quase nada.

É óbvio que jamais pegamos alguma capitania, sesmaria, cargo comissionado, nada mesmo. Foi só labuta e mais labuta. De lá pra cá, se em algum lugar havia um negro na enxada e morando como agregado na terra do patrão, pode ter certeza de que ele tinha um Silva de vizinho.

Pois bem. É um sofrimento bem anterior ao de qualquer negro, além de que a penúria continua. E ainda tem o agravante de eu ser de oposição, que hoje no Brasil é igual ao que o John Lennon falava sobre a situação das mulheres no mundo: a oposição é o negro do Brasil. Não falta nem o chicote da difamação, da injúria e do politicamente correto em nosso lombo branco.

Espero que este sofrimento de séculos tenha valido a pena. Quero também o meu!
.....................
POR José Pires

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Registro no Facebook

O Facebook acaba criando fatos políticos interessantes por meio das mensagens trocadas entre as amizades da rede. Foi o que aconteceu nesses dias em Londrina, no Paraná.

O prefeito da cidade, Barbosa Neto (PDT), tem andado bastante encrencado em várias denúncias de corrupção. Uma delas motivou o pedido de mais uma Comissão Processante (CP), que pode cassar seu mandato. Esta já é a quarta.

Na última quinta-feira era para acontecer a votação da CP, mas isso acabou não ocorrendo porque um vereador faltou à sessão. O faltoso foi Eloir Valença, vereador que se elegeu pelo PT e hoje está no PHS. O sumiço de Valença levantou a suspeita de que ele tivesse feito um acerto para votar a favor do prefeito, ajudando a barrar a investigação da Câmara.

É claro que a atitude do vereador acabou afetando negativamente sua imagem política. Mas se a coisa já não estava boa para Valença, depois aconteceram coisas que pioraram ainda mais a sua situação.

Nesta terça-feira um ex-secretário do prefeito foi preso pelo Gaeco acusado de subornar um vereador para que ele votasse contra a CP. O ex-secretário preso em flagrante é Marco Cito, pessoa tão próxima de Barbosa Neto que havia deixado o cargo para coordenar sua campanha de reeleição. Junto com Cito, foi preso também Ludovico Bonato, que teria sido parceiro do ex-secretário no crime de suborno.

Cito e Bonato foram presos depois de tentar subornar o vereador Amauri Cardoso (PSDB), que junto com o Gaeco gravou e filmou tudo. Após a prisão, Cardoso disse em entrevista que outros vereadores também teriam sido subornados para votar contra a instalação da CP.

E aí é que entra o Facebook na história. Agora encontraram uma mensagem de Ludovico Bonato postada na página do vereador Eloir Valença, aquele que havia tomado chá de sumiço, prejudicando a votação da CP na quinta-feira. Conforme pode-se ver na imagem, Bonato levanta a moral do vereador, que estava sendo muito criticado por ter desaparecido num momento tão importante. É coisa de chapa mesmo. Será um pecado se Valença não retribuir o apoio moral indo fazer pelo menos uma visita na cadeia ao amigo de Facebook.
.....................
POR José Pires

ATUALIZAÇÃO: O prefeito Barbosa Neto (PDT) teve o mandato cassado em 30 de julho de 2012.

Revisão politicamente correta

O politicamente correto conseguiu uma proeza: acabou com as prostitutas no Brasil. Já faz algum tempo que não se vê mais em jornais, revistas e sites a palavra "prostituta". Agora só tem "garota de programa". Já estou venho a hora em que uma dessas torcidas bagunceiras vai se levantar no estádio e xingar o juiz de "filho de garota de programa".
.....................
POR José Pires







Estou mesmo ficando velho: eu sou do tempo em que jogador de futebol se dedicava mais à carreira do que às carreiras.





quinta-feira, 19 de abril de 2012

O lugar da mulher

Em poucos lances, o ex-presidente Lula demoliu nos últimos dias um conceito de marketing que foi muito importante na eleição de Dilma Rousseff: o da presença dela na presidência da República como uma conquista política das mulheres brasileiras. Nunca vi nisso senão enganação, ainda mais no caso de uma candidata totalmente tutelada e imposta por um dedaço do então presidente. Porém, independente da minha visão sobre o engodo, muitos eleitores votaram em Dilma levados por este argumento político.

E o que vem acontecendo desde que ela tomou posse é o contrário da sua valorização como mulher. De uma forma que soa até como escracho, os brasileiros vêm tomando conhecimento que neste governo a mulher que está na presidência não manda nada.

É de forma humilhante que Lula vem passando por cima do poder da presidente. Isso vem acontecendo desde a formação do governo Dilma, com os melhores cargos tomados por indicações dele. Mas ele nem dissimula mais sobre o peso decisivo de seu poder. Agora, de forma agressiva ele tomou a frente das operações políticas que resultaram na criação da CPI do Cachoeira e convoca e dirige reuniões com líderes da base aliada como se fosse dele o poder presidencial.

Nesta semana Lula tem despachado no Hospital Sírio-Libanês, onde está em tratamento contra o câncer. Lá, recebeu nesta quarta-feira o vice-presidente da república, Michel Temer, o presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e o ministro da Previdência, Garibaldi Alves. Na segunda-feira, ele já havia se reunido com os líderes no Senado do PMDB, Renan Calheiros (AL), e do PTB, Gim Argelo (DF), e o do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e também com o ex-líder Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Lula também dá ordens ao presidente do PT, o deputado Aluizio Falcão (SP). Além disso, enquanto Dilma viajava para os Estados Unidos ele ordenou uma reunião dos ministros em Brasília para avançar na questão da CPI do Cachoeira. Os participantes não avisaram Dilma. Estavam presentes Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, Ideli Salvatti, das Relações Institucionais. Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, além do governo na Câmara e no Senado. Tudo o que foi colocado por Lula foi aprovado por todos.

Evidentemente, essas são maquinações suas que a imprensa conseguiu descobrir. Não se pode esquecer que nos bastidores o ex-presidente deve estar exercendo de forma ainda mais firme o controle de um governo que deveria ser de Dilma.

E isso porque a presidente da República já havia tido uma longa reunião com ele, quando expôs sua opinião desfavorável à abertura de qualquer CPI, em razão dos riscos que isso pode oferecer ao seu governo. Lula não aceitou as ponderações da presidente e continuou tocando as coisas da mesma forma que vinha fazendo.

O papel que Lula vem desempenhando nos últimos dias é essencialmente uma afronta aos valores da República, que tem no poder presidencial um conceito até de preservação do sistema político. Mas muito mais que isso, o ex-presidente vem submetendo a presidente da República a uma humilhação pública. Com isso, ele também afronta as mulheres brasileiras em seu direito de ocupação igualitária dos espaços profissionais e políticos.

Afinal, na eleição de Dilma diziam que o Brasil estava elegendo sua primeira mulher presidente. E agora Lula está mostrando que quem manda é ele.
.....................
POR José Pires


....................
Imagem: Dilma e Lula em propaganda eleitoral. A promessa de mais poder para a mulher era só mais uma peça de campanha.


Vigilância suspeita

O governador Sergio Cabral (PMDB) vai mandar auditar os contratos do governo do Rio de Janeiro com a Delta Construções. É que o jornal O Globo publicou no domingo os relatórios da Polícia Federal sobre a operação Monte Carlo. O documento afirma que a Delta repassou R$ 39 milhões a empresas de fachada ligadas ao bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Esse tipo de atitude do governador Cabral parece piada. Como eu já disse tantas vezes, só não é engraçada porque infelizmente estamos na piada, mas parece mesmo que ele está fazendo humor. O repasse é de R$ 39 milhões. Não é apenas um grampeador ou computador que sumiu de alguma repartição pública na Baixada Fluminense ou qualquer outra região do Rio. Nada disso, a quantia é alta: R$ 39 milhões.

O jornal conta também que a Delta cresceu 533% no governo Cabral. Em 2007, a empresa teve empenhos de R$ 67,2 milhões. No ano em que Cabral foi reeleito, em 2010, o montante chegou a R$ 554,8 milhões, sendo R$ 127,3 milhões (22%) sem licitação. Já no ano passado, a Delta recebeu do governo Cabral R$ 358,5 milhões, dos quais R$ 72,7 milhões (20%) sem passar por concorrência pública. Este ano, já são R$ 138,4 milhões empenhados.

Em O Globo, somos lembrados também que em junho do ano passado, Cabral viajou para a Bahia num jatinho do empresário Eike Batista, em companhia de Fernando Cavendish, para comemorar o aniversário do dono da Delta num resort.

É bastante coisa, não? Alguém tem que passar o link da matéria para o governador Cabral saber disso.

Mas, agora falando sério, será que o governador quer fazer a gente rir quando vem com esta posição que poderia significar apenas que ele supostamente (e aí vale entrar o senhor Suposto) não tem o controle de seu governo?

Quando um político vem com histórias de auditorias como esta do governador Cabral, a única coisa que posso pensar é que ele está mesmo surpreso e indignado de não saber que andaram desviando esta dinheirama. Mas sua raiva não é pelo prejuízo aos cofres públicos. A indignação parece ser por causa de outro tipo de desvio.
.....................
POR José Pires

domingo, 15 de abril de 2012

Dúvida celestial

E tem aquela história que inventei agora, de Jesus Cristo, no Paraíso, observando com desgosto um cara muito chato, mas mala mesmo, que havia acabado de chegar, mas que ninguém mais suportava.

Então ele vira para o Pai e diz:
— Deus, é brasileiro?
.....................
POR José Pires

sábado, 14 de abril de 2012

Garantias

"Uma coisa eu garanto: dentro de 25 anos vocês todos serão do século passado".

A frase é de Millôr Fernandes, publicada na revista Veja em 4 de fevereiro de 1976. É mais uma que ele acertou: nós, que líamos as duas páginas coloridas publicadas toda semana na revista, somos mesmo todos do século passado.

Mas não dá pra repetir a frase do grande humorista. Será um estirão (opa, esta é do século passado!) de tempo até o próximo século. E do jeito que o mundo anda, não dá pra garantir nem que haja alguém no século 22 pra lembrar que tivemos um século passado.
.....................
POR José Pires

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cabelos domados

"A princípio, Lula é a favor que haja CPI. O que ouvi ele dizer é que está com os poucos cabelos que tem em pé com tudo que há sobre o caso. Se for verdade o que a imprensa está dizendo, Marconi entregou o Estado para Cachoeira".

A declaração é de Paulo Okamoto, hoje assessor do ex-presidente Lula e que foi presidente do Sebrae. É um amigo muito especial de Lula. É tão bacana que pagava contas do chefe sem que este soubesse.

Noutra CPI ocorrida em 2005, a dos Bingos, Okamoto deu um depoimento em que afirmou que havia feito o pagamento de um empréstimo feito por Lula junto ao PT. Okamoto pagou a quantia de R$ 29,4 mil para Delúbio Soares, que era então o tesoureiro do partido. O dinheiro havia sido embolsado por Lula. Amigo de fé, irmão camarada, nem avisou ao chefe sobre o gesto pra lá de amigável.

Esta foi uma das encrencas petistas com dinheiro que envolvem Lula e que ficaram para trás. A história de Okamoto e do PT sobre a “dívida” de Lula — com o perdão do trocadilho inevitável — é das mais cabeludas. Porém, nem por isso Lula mostrou espanto algum.

Mas, se é pra falar em maracutaias, no governo do PT tem muito mais coisas de deixar uma pessoa decente com os cabelos em pé. Tivemos também o mensalão, aloprados; os casos com seu compadre Teixeira, foram flagrados os "sanguessugas" que desviavam dinheiro da área da saúde, caso que também foi objeto de CPI; teve também o tráfico de influência que Waldomiro Diniz fazia diretamente de gabinete no Palácio do Planalto, onde era sub-chefe de assuntos parlamentares da Casa Civil; lembro também dos dólares na cueca, e por aí vai, numa lista imensa, tão grande que não cabe num post de Facebook. E isso sem falar nas tretas da presidente Dilma.

É um amontoado de casos de corrupção, muitos deles comprovadamente ocorridos ao lado de Lula, e no entanto ele nunca ficou de “cabelos em pé”. E nesses tempos ele tinha bem mais cabelos que agora.

Mas esta reação do Lula é bem própria da natureza petista. Como eles exercem de forma descarada a indignação seletiva, não é nada estranho que até seus cabelos já tenham aprendido a ficar em pé apenas com determinados assuntos.
.....................
POR José Pires

quarta-feira, 11 de abril de 2012

terça-feira, 10 de abril de 2012

Unanimidade

Ainda é grande a polêmica sobre a legalidade dos grampos telefônicos em que a Polícia Federal flagrou as conversas entre o bicheiro Cachoeira e o senador Demóstenes Torres. A única unanimidade é entre os petistas: eles estão achando muito legal.
.....................
POR José Pires

Mais do mesmo

No final de março houve eleição para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. A vitória foi da chapa da situação, que traz o mesmo grupo que aparelha o sindicato em conformidade com os interesses políticos hoje centrados no governo do PT. Desde a primeira eleição de Lula, este sindicato tem estado sintonizado com os planos do governo de controle da informação, camuflados de diversas formas.

A chapa de oposição que perdeu a eleição também não era grande coisa. Era formada por gente do Psol e tinha como candidata a presidente a assessora de imprensa do deputado federal Ivan Valente (Psol-SP). A assessora de um deputado ter a chance de ser presidente de um sindicato é algo bastante revelador do estado em que está a representação profissional no Brasil. Mas, dentro do quadro que já não é bom, louve-se ao menos a sinceridade da candidata na exposição de seus vínculos, algo que faz falta na chapa vencedora.

Outro dado que chama a atenção ao aspecto da representatividade dos sindicatos no Brasil é a votação final desta eleição. Foram 1.143 eleitores no total, sendo 643 votos na chapa vencedora e 500 para a outra chapa. E isso num estado que tem 6.300 jornalistas, contando apenas os que trabalham com a carteira assinada. O dado é da Federação Nacional dos Jornalistas.

Com estes números é de se perguntar o que representa de fato a diretoria de tal sindicato. Além é claro, dos interesses do partido que hoje está governo.
.....................
POR José Pires

Merecida homenagem

E Ricardo Teixeira pode virar presidente de honra da CBF. No próximo dia 16 de abril uma assembléria geral extraordinária vai votar a proposta, que já está causando protestos. Pois eu acho a idéia muito boa: o Ricardo Teixeira é o presidente de honra ideal para uma instituição com a reputação da CBF.
.....................
POR José Pires

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Borboleta na cabeça

Correu pela internet uma informação sobre um post no Twitter do senador Demóstenes Torres (ainda no DEM). As fotos estão também em seu blog, e podem ser vistas aqui. É uma série de belas borboletas.

A primeira informação foi de que a postagem das fotos era recente, o que levou a pensar numa alienação da equipe do senador e até trouxe suspeitas de que poderia ser um aviso em código, talvez até de Demóstenes para o bicheiro Cachoeira. É normal que haja essas sensações atarantadas depois da decepção causada pelo senador, antes combativo e agora envolvido de forma vergonhosa com ilegalidades.

Mas não era nada disso. O post é de fevereiro deste ano, embora tenha sido retuitado agora. Mas faz todo o sentido: Demóstenes tem tudo a ver com este bicho. Borboleta é 13 no jogo do bicho e este foi o seu azar.

E o senador é parte de um fenômeno brasileiro, infelizmente muito comum em nossa política: é mais uma borboleta que virou lagarta.
.....................
POR José Pires


....................
Imagem: Foto de Sinésio Dioliveira de uma borboleta, postada no blog do senador Demóstenes Torres.


A MPB na reta da aposentadoria

Em show lotado neste sábado, no Rio, Nana Caymmi, a grande Nana Caymmi, anunciou sua aposentadoria. "Já dei o que tinha que dar. Estou me aposentando aos poucos. Tenho 50 anos de disco e ganhei um de ouro. Então, eu quero que o mundo se exploda. Hoje a música é outra, é bumbum, é aeróbica", ela disse.

Nana Caymmi é brincalhona, desbocada, e isso pode ser só um desabafo dela. Seu irmão, Danilo, diz que “é cascata”, e que a cantora tem vários compromissos marcados.

Esperamos que seja mesmo só cascata. Nana Caymmi está com 70 anos e mantém o prestígio da grande cantora que sempre foi. Está com público também. Os números da sua apresentação no Rio me deixaram feliz: 2.500 ingressos postos à venda se esgotaram com antecedência.

Mas ela tem razão quando diz que “hoje a música é outra, é bumbum, é aeróbica". Pode aparecer até quem diga que sempre teve esse tipo de coisa no Brasil. Mas do jeito que está está, com este lixo cultural tomando todos os espaços, assim nunca foi. Nunca vimos este país dominado desse jeito por tanta coisa ruim.

É de se temer o efeito disso para a nossa cultura. Que país vai se formando com o abandono da qualidade musical que sempre foi um ponto forte por aqui?

Logo saberemos. Mas um efeito desse domínio do lixo é que ficou impossível ouvir algo de bom em lugares públicos, com a música bem feita fazendo parte do cotidiano do brasileiro. Ouvir música boa hoje só é possível na nossa própria casa e mesmo assim bem baixinho para que o vizinho não reclame da nossa música atrapalhando o sertanejo universitário dele.
.....................
POR José Pires


....................
Imagem: Capa de "Sem poupar coração", o último álbum de Nana Caymmi, que faz 50 anos que vem cantando o que há de melhor e fazendo isso da melhor forma.